Urticária – Estou com uma reação alérgica e agora?

Escrito por Juliana Gomes

“Mais importante do que fazer exames e conhecer a causa da urticária, é vigiar os sintomas e perceber quando uma reação alérgica pode ser grave.”

Manchas na pele e comichão… pode ser uma reação comum chamada urticária. A urticária é o aparecimento de manchas avermelhadas e inchadas na pele com comichão intensa associada. Estas manchas vão aparecendo e aumentando de tamanho em minutos, depois desaparecem em algumas horas e podem surgir noutros locais do corpo.
Acontece quando há uma reação que ativa as células imunes na pele, chamadas de mastócitos. Os mastócitos libertam histamina, que provoca comichão, inchaço e pele avermelhada. As causas da urticária podem ser várias: causas alérgicas, após uma infeção anterior (por exemplo uma constipação), por certos alimentos, medicamentos, picadas de insetos ou ainda causas não alérgicas. No entanto, na grande maioria dos casos não se consegue encontrar a causa da urticária!
Não é necessário realizar testes para o diagnóstico ou para saber qual a causa. Apenas está indicada mais investigação, como testes de alergia cutâneos quando surgem episódios repetidos ou quando há suspeita de causa alérgica desconhecida.
A urticária habitualmente resolve-se em dias ou semanas. O tratamento consiste em aliviar a comichão com anti-histamínicos. Outras medidas como não usar roupa apertada e áspera e tomar banho de água fria podem ajudar. Não há necessidade de usar cremes ou outro tipo de medicação na maioria dos casos.
Quando além da urticária, surgem outros sintomas como inchaço das pálpebras, dos lábios ou da língua, aperto na garganta, dificuldade em respirar, trata-se de uma emergência com necessidade de avaliação num serviço de saúde!
Mais importante do que fazer exames e conhecer a causa da urticária, é vigiar os sintomas e perceber quando uma reação alérgica pode ser grave.

Imagem Urticária

Sobre o autor

Juliana Gomes

Leave a Reply