Uma subida à Serra da Estrela

Escrito por Joana Dente

Não é por acaso que a Serra da Estrela é considerada um dos melhores destinos do nosso país. As paisagens são belíssimas e a gastronomia simplesmente deliciosa.

Por mais vezes que suba à Torre, ponto mais elevado do Parque Natural da Serra da Estrela e de Portugal continental (1.993 metros de altitude), e que acabe sempre algures a saborear uma sandes de queijo da serra, nunca me sinto cansada de apreciar estes dois verdadeiros encantos.

É um facto que, nos tempos atuais, a circulação está condicionada. Contudo, aqueles que, ainda assim, tiverem a possibilidade de fazer uma visita à Serra da Estrela, seguramente, não se vão arrepender.
Depois de ponderar quantos dias pretende despender no seu roteiro, sugiro que aproveite para dividir as noites de hospedagem por várias localidades: Guarda, Covilhã, Gouveia, Manteigas e Seia são excelentes opções, já que têm bons acessos, muita oferta de alojamento e todo o tipo de serviços de que possa necessitar. Note que estes locais têm, por si só, muito que visitar, razão pela qual pode e deve acordar cedo e reservar um dia ou dois para os explorar!

No que toca à Serra da Estrela propriamente dita, é fundamental ter carro ou optar por integrar um tour, para poder visitar os locais de maior interesse, sem pressas e em segurança.

E terá muito para ver… As opções são imensas e, de entre elas, não pode mesmo deixar escapar a estância das Penhas Douradas, o Lago do Viriato, a Lagoa Comprida, o Covão dos Conchos, etc…

Na hora de adquirir recordações, também tem muito por onde escolher. Os produtos regionais são tão variados que os amantes de compras não terão qualquer dificuldade em levar presentes para todos!

Podemos até começar pelo mais evidente, o queijo da serra, mas há mais… Sabonetes de leite de cabra, mantas de lã, as afamadas pantufas da Serra da Estrela, mel, frutos secos, chás, licores ou, até mesmo, os quentinhos casacos de pele de borrego!

Olhe que esta última opção é mesmo ajustada ao clima que se faz sentir na Serra… Prepare-se devidamente, porque o frio é mesmo de arromba!!!

@joanadente
Jurista / Makeup Artist / Fashion Stylist

Sobre o autor

Joana Dente

Leave a Reply