O Tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença do foro respiratório por os seus compostos químicos (como a nicotina) causarem dependência e alterações nos indivíduos. Sim, é mesmo uma doença! Todos os anos provoca o maior número de mortes em todo o mundo, cerca de 8 milhões. No nosso país, em 2019, estima-se que o tabaco tenha contribuído para a morte de mais de 13.500 pessoas, das quais cerca de 1.700 por exposição ao fumo passivo (inalação do fumo dos outros).
Os novos produtos de tabaco, como o tabaco aquecido e os cigarros eletrónicos, não são métodos seguros alternativos ao tabaco, nem métodos para deixar de fumar, pois os seus efeitos a longo prazo não parecem ser melhores.
Deixar de fumar tem benefícios em qualquer idade! A cessação tabágica pode ser feita através de medicação (selos, pastilhas, comprimidos) ou com redução gradual do consumo, por cumprimento de objetivos, até deixar de fumar.
É fundamental estar motivado para deixar de fumar! Tomar essa decisão define o sucesso deste processo. Algumas das regras a definir desde o princípio são: 1) Não fumar em espaços fechados, dentro de casa ou do carro. Quando fumar, fume ao ar livre, para que o fumo do tabaco não seja mais prejudicial para si e para os que o rodeiam. 2) Não fumar mais de um cigarro seguido, ou seja, espaçar fumar cigarros com intervalos de pelo menos uma hora entre eles. Quando já for mais fácil, tente espaçar mais tempo entre cigarros. Além disso, tente perceber em que momentos fuma esses cigarros e em que atividades lhe dá mais vontade de fumar. Nesses momentos, procure ocupar a cabeça e as mãos realizando outra tarefa que lhe seja prazerosa.
Fale com o seu médico(a) ou enfermeiro(a) de família para o ajudar na cessação tabágica e definir a melhor opção para si. A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda dispõe também de uma consulta de Cessação Tabágica, que pode ser agendada pela própria pessoa no secretariado da consulta externa.
* Médica interna de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar na USF “A Ribeirinha” | ULS Guarda
NR: A rubrica “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da ULS da Guarda e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, são escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética.