Quando tudo voltar ao normal: Madrid imperdível!

Escrito por Joana Dente

Situada no centro do país, esta maravilhosa cidade espanhola é agradável de visitar em qualquer altura do ano.
É certo que no Verão, nas horas de maior calor, convém entranharmo-nos ao máximo na cultura e fazer uma sesta e, no Inverno, recorrermos a um bom agasalho, que permita palmilhar as ruas da cidade da forma mais cómoda possível.
Ainda assim, as particularidades de Madrid fazem dela o lugar ideal para uma escapadinha durante todo o ano. Se quiser conhecer apenas a cidade, dois ou três dias (intensos) são suficientes – aproveite, por exemplo, um fim de semana prolongado!
A pergunta agora é: o que fazer em Madrid?
Sugestões não faltam e, por isso, vou enumerar apenas os lugares que não pode mesmo deixar de conhecer:

  1. Puerta del Sol
    Direi que este deve ser o ponto de partida. É uma das praças mais famosas da cidade e chega a ser considerada por muitos o coração Madrid – a partir daqui pode começar as suas andanças pelas ruas da cidade.
  2. Plaza Mayor
    Ninguém visita Madrid sem tirar uma fotografia na famosa Plaza Mayor! A arquitetura é magnífica e o peso histórico notável, afinal, a Praça Maior de Madrid resistiu a três incêndios.
  3. Grand Via
    A via mais famosa de Madrid é o lugar perfeito para quem goste de fazer compras e se queira deliciar com o glamour madrileno que desfila pelas ruas.
  4. Museo del Prado
    Este museu está para Madrid como o Louvre está para Paris. Logo, quando se pensa no que visitar em Madrid, o Prado é resposta obrigatória. Opte por comprar a entrada com antecedência, evitando filas desnecessárias.
  5. Palácio Real de Madrid
    Também conhecido como Palácio de Oriente, este é outro dos lugares de passagem inevitáveis numa viagem a Madrid. O bilhete custa cerca de 10€ por pessoa. Entre e deslumbre-se!
  6. Catedral de Santa Maria la Real de Almudena
    É considerada a catedral de Madrid e, como o nome faz prever, dedicada a Santa Maria a Real de Almudena. O edifício é monumental e conta com mais de cem metros de comprimento e setenta de altura, misturando diversos estilos, que vão do neoclássico ao neogótico.
  7. Estadio Santiago Barnabéu
    Aqui só vai mesmo se quiser. Mas se gosta de futebol é provável que tencione visitar o estádio do Real Madrid, passar pelos balneários e ver de perto os troféus do clube!

Não pode também deixar Madrid sem experimentar os churros com chocolate… Muitas são as pessoas que optam por o fazer ao pequeno-almoço. Eu, pessoalmente, gosto de me sentar ao final da tarde, numa delicatesse espanhola, e desfrutar da experiência completa – o sabor e a cidade! (Sim é uma bomba calórica, mas vale muito a pena!) Para quem não é amante de doces, o melhor mesmo é investir nas tapas! Aproveite o momento com os amigos para tomar uma caña (cerveja à pressão) e partilhe os petiscos. As opções são inúmeras e a experiência gastronómica fabulosa. Algumas das propostas clássicas são as patatas bravas (batatas fritas com molho picante), a tortilla de patatas (tortilha espanhola de batata), as croquetas (croquetes), os queijos curados e uma seleção incrível de produtos de fumeiro ibéricos.
A capital espanhola permite-lhe ainda conhecer um outro lado da alma madrilena, através da vida noturna. Se é adepto de bares e discotecas recomendo que passe pelo Barrio de las Letras – não se vai por certo desiludir.
Muito mais haveria para dizer sobre Madrid, uma cidade cheia de vida, que transborda de cultura. O melhor é mesmo partir à descoberta e chegar por si à conclusão de que esta é, de facto, uma cidade imperdível!
Quando for, boa viagem!

@joanadente
Jurista / Makeup Artist / Fashion Stylist

Sobre o autor

Joana Dente

Leave a Reply