Parte I – Chapéus há muitos…

Escrito por Joana Dente

Dizia Vasco Santana e é bem verdade! Os modelos são efetivamente vários e, nos dias que correm, não se consegue ficar indiferente a eles. No artigo desta semana, e no próximo, vamos ver quais são os modelos mais consensuais, quem favorecem e quais as regras de etiqueta que lhes estão associadas.

1- Fedora/ Barsalino
Caracteriza-se por ter abas de tamanho médio, copa bem marcada e uma pequena dobra na parte de trás. Por norma, são fabricados em feltro e, por isso, mais adequados a temperaturas frias.

2- Panamá/ El Fino
Facilmente se confunde com o Fedora, mas é feito de um material completamente diferente: palha proveniente de uma planta equatoriana conhecida como toquilla. É ideal para usar em dias quentes e proteger o rosto e a cabeça do sol.

3- Cowboy
Encaixa na perfeição no estilo country e folk, sendo mais adequado para quem tem rosto quadrado. O material e a cor vão variando muito e podem ser usados tanto no verão como no Inverno.

4- Floppy
Muito feminino, de aba larga e topo redondo, perfeito para quem gosta de um estilo boho e hippie chic. Ao que parece, a Meghan Markle é fã deste modelo, irreprovável num visual anos 70.

5- Coco
De copa redonda e abas curvadas e pequenas, é um modelo muito utilizado pelos homens. Requer estilo para ser usado e vai bem com um look moderno e despojado – em festivais, pode ser a cereja no topo do bolo.

6- Cloché
Falar deste modelo de chapéu é falar da Blair da “Gossip Girl”! Em formato de sino e de abas caídas, é um modelo que surge nas décadas de 20 e 30 e está associado a mulheres independentes! É um modelo romântico que confere um ar de menina.

No próximo artigo falaremos das regras subjacentes ao uso de chapéu. Até lá!

* @joanadente
Jurista / Makeup Artist / Fashion Stylist

Sobre o autor

Joana Dente

Leave a Reply