O essencial Ácido Fólico

Escrito por Diogo Carriço

“A espécie humana não consegue produzir ácido fólico, portanto é necessário ele estar presente na dieta, tornando-o um nutriente essencial.”

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 ou folato, é uma das vitaminas do complexo B. O ácido fólico é essencial para a regeneração celular, ou seja, é necessário para o corpo produzir DNA e RNA e metabolizar os aminoácidos para a divisão celular. A espécie humana não consegue produzir ácido fólico, portanto é necessário ele estar presente na dieta, tornando-o um nutriente essencial.
Existe naturalmente em muitos alimentos, desde vegetais a produtos derivados de animais. Uma das fontes de ácido fólico mais abundantes são todas as folhas verdes escuras, com destaque para espinafre, brócolos, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijões, cogumelos, fígado de galinha e ovo também possuem boas quantidades deste nutriente.
O termo “fólico” vem da palavra latina folium (que significa folha) porque foi encontrado em vegetais de folhas verde-escuras. Não consumir ácido fólico suficiente pode levar a uma anemia específica. Um tipo de anemia em que os glóbulos vermelhos se tornam anormalmente grandes, chamada anemia macrocítica. Os sintomas podem incluir sensação de cansaço, palpitações cardíacas, falta de ar, feridas abertas na língua e alterações na cor da pele ou do cabelo. A deficiência de ácido fólico em crianças pode desenvolver-se em apenas um mês de carência. Demora um pouco mais de tempo a desenvolver-se em adultos, contudo não deixa de ser um nutriente essencial.
Em 1960, cientistas associaram a deficiência de ácido fólico ao risco de defeitos do tubo neural durante a gravidez, por isso este suplemento em forma de comprimidos é administrado durante a gravidez e em mulheres que pretendam engravidar. Além de ser essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto, o ácido fólico é fundamental para a função cerebral adequada e desempenha um papel importante na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional.
É de extrema importância o acompanhamento médico durante a gravidez para evitar complicações, e para que todos os cuidados e suplementos necessários sejam prestados.

* Médico interno na USF “A Ribeirinha”, na Guarda

NR: A rubrica “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da ULS da Guarda e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, são escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética.

 

Sobre o autor

Diogo Carriço

Leave a Reply