Lipoma

“Os lipomas são as neoplasias benignas mais comuns de tecidos moles e são constituídos por células de gordura que estão envoltas numa cápsula fibrosa.”

Os lipomas são as neoplasias benignas mais comuns de tecidos moles e são constituídos por células de gordura que estão envoltas numa cápsula fibrosa. Os lipomas podem aparecer em qualquer parte do corpo e geralmente desenvolvem-se superficialmente no tecido celular subcutâneo. Raramente, podem envolver fáscias ou planos musculares mais profundos.
Os lipomas apresentam-se como nódulos subcutâneos moles e indolores que variam em tamanho de 1 a > 10 cm. Localizam-se mais frequentemente no tronco e extremidades superiores e podem ser redondos, ovais ou multilobulados. As pessoas podem apresentar mais do que um lipoma e, ocasionalmente, pode enquadrar-se numa condição genética (lipomatose múltipla familiar) que se caracteriza pelo desenvolvimento de múltiplos lipomas em vários membros da família.
A transformação maligna de um lipoma é rara. O diagnóstico de um lipoma normalmente é feito pelo exame objetivo. A ecografia pode ser útil excluir outro tipo de patologias.
Normalmente o tratamento dos lipomas é apenas necessário caso haja sintomatologia decorrente do próprio efeito massa (dor, pressão, incómodo). Neste caso, é necessário proceder à remoção cirúrgica das células adiposas e da cápsula fibrosa. A recorrência de um lipoma excisado não é comum.

Lipoma

* Interna de Medicina Geral e Familiar na USF
“A Ribeirinha”, tendo como orientadora a Dra. Ana Isabel Santos

Sobre o autor

Ana Margarida Simões

Leave a Reply