Joanete

Escrito por Carolina Carlos

“Na suspeita desta patologia é fundamental que se consulte um médico para que o tratamento possa ser iniciado o mais precocemente possível de forma a minimizar a evolução da deformação.”

O joanete (na imagem), ou hallux valgus, é uma deformação óssea muito frequente.
Como principais causas, ao uso de sapatos apertados, juntam-se ainda a história familiar de joanete, malformações no pé, doenças reumatológicas e antecedentes pessoais de traumas, luxações ou entorses nos dedos.
O diagnóstico é clínico, podendo ser confirmado por uma radiografia do pé, nomeadamente para avaliar o grau de deformação. Como sintomas, para além da alteração na forma e alinhamento do pé, o doente pode referir dor em repouso ou na marcha, inchaço, vermelhidão e sensação de queimadura ou dormência.
Na suspeita desta patologia é fundamental que se consulte um médico para que o tratamento possa ser iniciado o mais precocemente possível de forma a minimizar a evolução da deformação.
Em primeiro lugar é recomendado o uso de sapatos confortáveis e adaptados à anatomia do pé. Esta medida é terapêutica mas também preventiva. O uso de próteses pode ser também uma opção para reposicionar a articulação. A fisioterapia é igualmente uma opção, assim como a toma de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos (de forma oral ou tópica com aplicação de pomadas) com vista à diminuição da dor, da vermelhidão e do inchaço da articulação.
A infiltração de corticóides é também uma opção, a que se recorre habitualmente quando as anteriores não foram eficazes. A cirurgia é a última opção terapêutica. Existem várias técnicas cirúrgicas que se podem realizar, o objetivo é remover o tecido danificado junto ao joanete e reposicionar o dedo.

* Médica interna de Medicina Geral e
Familiar na USF “A Ribeirinha”, tendo como orientador o Dr. Rui Gonçalves

N.R.: A rubrica “ABC Médico” é da
responsabilidade do grupo de Internato
Médico da USF “A Ribeirinha”, da Unidade Local de Saúde da Guarda, e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, serão escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética, daí a designação “ABC Médico”.

Sobre o autor

Carolina Carlos

Leave a Reply