«O momento é de intransigência e TODOS temos de dar o nosso melhor! Por estes dias circulam os mais diversos tipos de informações, muitas delas fidedignas, mas outras apenas alarmantes e sem fundamento! É preciso combater a desinformação e criar comunidades fortes e unidas! Nesse sentido foi criado o Grupo de Emergência da Guarda para conseguirmos ter uma maior proximidade com todos da nossa comunidade. O objetivo passa por informar, mas essencialmente ajudar! Pretende-se também criar um grupo de voluntários de ajuda digital, das mais diferentes áreas, para apoio à população».
Foram estas as palavras que nortearam a criação do GEG – Grupo de Emergência da Guarda, a 14 de março de 2020. Juntamente com a psicóloga Vanessa Rei, criou-se também um grupo de apoio psicológico gratuito para prestar apoio à população. A adesão por parte de vários psicólogos do distrito da Guarda foi fantástica. A eles o nosso Muito Obrigado!
A par desta iniciativa fomos também lançando vários vídeos para ajudar na prática da atividade física em casa realizados pela Ana Gomes.
Em pleno Estado de Emergência, houve a necessidade de disponibilizar à comunidade toda a informação sobre contactos e horários de farmácias e serviços essenciais em funcionamento. A recolha fez-se em poucas horas com a colaboração do Rui Badana e também do Carlos Martins.
O Carlos Martins é também responsável pelo site https://covid19guarda.com/ que disponibiliza informações sobre a Covid-19 e é também onde estão disponíveis vários gráficos relativos aos relatórios epidemiológicos da região, que são fornecidos pela ULS-Guarda. O Rui Badana faz todo o apoio gráfico e de ideias ao projeto.
O próximo passo passou pela SOLIDARIEDADE envolvendo “makers”, costureiras do distrito e muitos outros que rapidamente se disponibilizar para ajudar/ colaborar! Com o lançamento de vários desafios e até pedidos de várias IPSS, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, forças de segurança e bombeiros, no grupo conseguiu-se (em tempo recorde) colmatar algumas necessidades muito urgentes.
Com o objetivo de comprar ventiladores, as Juntas de Freguesia do distrito lançaram uma angariação de fundos que foi totalmente apoiada pelo grupo, tendo-se angariado até à data cerca de 73.500 euros (mas será mais no final).
Com o jornal O INTERIOR avançou-se também com uma ação para disponibilizar máscaras à comunidade.
Diariamente, o grupo disponibiliza aos seguidores informações fidedignas sobre a doença, explicação dos estados e medidas do Governo, indicadores, os relatórios epidemiológicos da região e ao nível nacional, iniciativas desenvolvidas no distrito e, ao final do dia existe uma reflexão e análise de números e situação do país e do mundo.
Serve também este grupo para dar a conhecer, através de fotografias, os mais belos e inspiradores lugares do distrito da Guarda.
A interação de quem acompanha o grupo tem sido fenomenal, existindo até à data mais de 27.300 seguidores, cerca de 26 mil comentários e mais de 200 mil reações. No grupo são já cerca de 400 as publicações. Este grupo é de todos e para todos!
Outro dos desafios é a forma como se escreve à comunidade sendo cada palavra pensada e repensada para não levar a interpretações dúbias. O GEG funciona hoje como um agregador de ideias, de informação e de ações pela comunidade da Guarda com o objetivo de chegarmos mais longe e de estarmos cada vez mais unidos. Sempre pela Guarda (distrito)!
No final do dia, apesar do muito cansaço, a equipa do GEG diz deitar-se de coração cheio e com o sentimento de missão cumprida por mais um dia. Obrigado.
* Mentor do GEG – Grupo de Emergência da Guarda e docente do Instituto Politécnico da Guarda