Gentes de Coimbra

Escrito por Diogo Cabrita

«Vou referir algumas pessoas sem nexo especial, sem razão específica: porque hoje apetece-me dizer bem! Não te chega? Não leias mais.»

Apeteceu-me falar de gente que sei que é incrivelmente inteligente, diligente, profissional, capaz de proezas invulgares no mundo da ciência e das empresas.

Vou referir algumas pessoas sem nexo especial, sem razão específica: porque hoje apetece-me dizer bem! Não te chega? Não leias mais.

https://pwit-cms.netlify.app/profiles/maria-costeira/ viveu em Coimbra e hoje passeia categoria I&D e é CEO de várias empresas. Vale a pena percorrer a dimensão de um curriculum tão forte e fascinante. Não podemos negar o sucesso de quem chega a Ministro e foi de Coimbra https://pt.linkedin.com/in/marta-temido-a1a43628.Goste-se ou não ela é a mulher mais importante da Região Centro no presente.

A https://feedzai.com/ usa inteligência artificial para evitar o cibercrime e tornar a atividade bancária mais segura. A plataforma desenvolvida pela Feedzai tem por base mecanismos de inteligência artificial e machine learning e situa-se no https://www.ipn.pt/ que é uma incubadora de empresas construída pela Universidade de Coimbra em 1991. A startup de tecnologia financeira liderada por https://pt.linkedin.com/in/pedrobizarro e https://www.linkedin.com/in/nunosebastiao junta-se assim à Farfetch, OutSystems e Talkdesk e é agora o quarto unicórnio (empresas que atingem uma avaliação superior a mil milhões) fundada por portugueses.

Um tipo com uma obra notável é o https://www.caminhos.info/equipa/alexandre-ramires/que colaborou com a minha cultural artez medicina e arte lda. em inúmeros projetos. Dele há a obsessão do arquivo, do conhecimento histórico, o saber enciclopédico. Que pena não lhe darem mais visibilidade.

https://www.bluepharma.pt/ nasce onde se encontrava a fábrica da Bayer em S. Martinho e liderada por https://pt.linkedin.com/in/paulo-barradas-rebelo-8037ba38 passa de 58 empregados há vinte anos, para mais de setecentos hoje. A atividade da Bluepharma percorre toda a cadeia de valor do medicamento, desde I&D até ao mercado. Tenho o privilégio de conhecer o sócio https://www.farminveste-sgps.com/wp-content/uploads/2020/05/2020-06-03-CV_Miguel-Silvestre.pdf

Entre os grandes nomes da construtora https://www.mota-engil.com/ pontificam João Pedro Parreira https://mx.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-pedro-parreira-18a647b e Paulo Parreirão https://www.wook.pt/autor/luis-parreirao/2948939 que são de Coimbra. Outro nome incontornável para mim desta cidade e da minha geração é https://pt.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-leal-barreto-490005152 a quem Coimbra deve as piscinas municipais, o Alma Shopping, o parque de campismo, o pavilhão multiusos. Hoje é um quadro dirigente da GALP através do grupo Amorim. Deste tempo de liceu José Falcão nunca esquecer http://www.joaomendesribeiro.com/ um arquiteto várias vezes premiado internacionalmente.

Na ciência o meu querido amigo Pedro Carvalho do Luso granjeia a mais notável medalha com um filho brilhante https://lincoln.ox.ac.uk/people/professor-pedro-carvalho e um sobrinho a galgar fasquias https://www.sciencemag.org/author/pedro-r-u. De Coimbra tem marcado com interesse nos negócios estrangeiros https://www.linkedin.com/in/vitorsereno. Podemos ler suas crónicas no diário as beiras.

Na música tiveram sucesso e origem em Coimbra o https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiago_Bettencourt o https://pt.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9_Sardet que por acaso também é empreendedor e tem o lindíssimo sapientia boutique hotel na Alta.

Sobre o autor

Diogo Cabrita

Leave a Reply