A ejaculação prematura é a emissão e expulsão de esperma que ocorre mais cedo que o desejado pelo homem ou parceira/o sexual (normalmente definida entre 1-3 minutos após a penetração), gerando sofrimento na relação.
Quando ocorre de forma ocasional não deve constituir um motivo de alarme. No entanto, faz-se o diagnóstico de ejaculação prematura quando: a ejaculação ocorre sempre ou quase sempre no primeiro minuto após a penetração; há uma incapacidade em retardar a ejaculação durante a relação sexual; existe uma sensação de frustração e/ou angústia que leva a uma evicção da intimidade sexual.
A ejaculação prematura é uma queixa sexual muito comum, podendo afetar até um em cada três homens nalgum momento da sua vida. As causas específicas para a ejaculação prematura podem envolver uma rede complexa de fatores biológicos e psicológicos. Importa destacar que, apesar de ser um tema sensível, existem vários tratamentos que passam por medicação, aconselhamento ou mesmo técnicas sexuais que retardam a ejaculação. As opções mais comuns de tratamento englobam passos simples de técnicas comportamentais, como a masturbação uma a duas horas antes da relação sexual, exercícios de pavimento pélvico que ajudam a fortalecer músculos que podem ajudar no retardar da ejaculação, uso de preservativos com agentes retardantes, uso de anestésicos locais específicos ou mesmo várias opções de medicamentos orais que podem retardar o orgasmo.
A ejaculação prematura, quando persistente, pode ter um impacto altamente negativo na qualidade de vida quer do indivíduo, quer do casal. Assim, a partilha deste problema com o médico, num ambiente de confiança, é o primeiro passo para uma solução que pode ser simples. Entender a história de saúde do indivíduo e as suas vivências, juntamente com uma avaliação física e mesmo a realização exames mais específicos, é essencial para identificar as possíveis causas e assim propor o melhor plano individualizado de tratamento.
* Médica interna da USF “A Ribeirinha”, na Guarda
NR: A rubrica “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da ULS da Guarda e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, são escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética.