Devido à pandemia Covid-19 muitas pessoas são obrigadas a trabalhar a partir de casa. Habitualmente o mobiliário de casa não é o mais adequado para passar várias horas ao computador, sendo comum o aparecimento de dores nas costas e articulações. O sedentarismo, que aumentou com as restrições impostas à mobilidade, também pode contribuir para este tipo de problema.
As zonas do corpo mais afetadas são o pescoço (cervicalgia) e a região lombar (lombalgia). De forma a minimizar as dores nas costas e articulações devemos treinar a nossa postura. Embora não existam regras absolutas para uma boa postura deixamos algumas dicas:
1- Fazer pausas frequentes, cada 45 a 60 minutos deve levantar-se da cadeira e caminhar (pode ser à volta da mesa ou secretária) ou fazer alguns alongamentos.
2- Embora seja tentador, deve evitar trabalhar em sofás muito moles ou baixos.
3- Evite estar curvado ao computador. Deve sentar-se com as costas apoiadas.
4- A cadeira deve ter apoio lombar para manter as curvas naturais da coluna. Em casa pode usar uma almofada na região lombar.
5- Ajustar a altura da cadeira para que a secretária esteja à altura dos cotovelos. Os joelhos, ancas e cotovelos devem estar a um ângulo de 90º.
6- Os pés devem estar apoiados no chão, caso a cadeira seja demasiado alta pode colocar uma caixa ou livros para apoiar os pés.
7- Ajustar a altura do monitor para evitar a flexão do pescoço. Uma forma de determinar a altura certa para o monitor é sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e relaxar. Seguidamente abrir os olhos devagar, o ponto que o olhar focar primeiro é o sítio ideal para o centro do monitor. Com computadores portáteis é mais difícil, mas estes podem ser elevados com livros por baixo. Pode ainda ligar o portátil a uma televisão que será outro monitor colocado na altura mais indicada.
8- Evitar a flexão do pescoço quando utilizar o telemóvel.
9- Escolher um local com boa iluminação, evitando locais escuros que obrigam a esforçar a visão.
10- Tente praticar exercício físico, começando pelos alongamentos. Mesmo em casa, existem múltiplas opções para se manter ativo. Existem inúmeras páginas de Internet e aplicações de telemóvel com exemplos de programas para treinar no conforto do seu lar.
* Ortopedista do Hospital CUF Viseu
N.R.: O INTERIOR inicia nesta edição uma colaboração mensal com o Hospital CUF Viseu cujos profissionais vão partilhar conselhos e dar dicas sobre saúde.