Comer com saúde

Escrito por Joana Dente

Com o intuito de promover uma alimentação mais rica em vegetais e leguminosas e, deste modo, reduzir o consumo excessivo de carne e peixe, surge, na Guarda, o projeto “Comer com Saúde”.

Todas as semanas, mais concretamente aos domingos, é publicada, na página do Facebook “Comer com Saúde”, a ementa semanal que contempla refeições principais e snacks para a semana seguinte. As encomendas podem ser feitas até sexta-feira e as recolhas acontecem normalmente aos domingos. Como todas as refeições são cozinhadas no próprio dia da recolha, podem ser congeladas e depois feita a sua gestão conforme as necessidades de cada um.

Segundo Andreia Santos, mentora do referido projeto, a ideia eleva-se na sequência de se ter tornado vegetariana e se aperceber da escassez de oferta existente na cidade da Guarda.

Ao que parece, a adoção por este tipo de alimentação parece não ter despontado da intenção de perder peso, mas sim de uma forte vontade de apostar na saúde e de olhar mais atentamente para questões ambientais. Andreia Santos considera que uma grande parte das doenças advém, atualmente, de uma alimentação deficitária, pautada por escolhas menos cuidadas, produtos processados e o consumo excessivo de proteína animal.

Assim, como qualquer vegetariano apaixonado, Andreia Santos quer mostrar que todos podemos optar por escolhas mais nutritivas e equilibradas, ainda que sem o usual consumo de carne e peixe, escolhas essas que são igualmente prazerosas e que nada têm de monótonas, sendo até mais coloridas e, muitas vezes, mais saborosas.

Como foi anteriormente referido, para além das refeições principais, é semanalmente disponibilizado um menu de snacks sem adição de açúcares refinados, opções perfeitas para contrabalançar os excessos que se ingerem mesmo sem se dar por isso, já que são inúmeros os alimentos que contém açúcar na sua composição, ainda que não nos apercebamos.

As opções disponíveis são variadas e, semanalmente, surgem sempre novidades. Ainda assim, avançamos com algumas das escolhas mais apreciadas: lasanha de legumes; empadão de batata-doce, cogumelos e soja; tofu assado no forno, com batatinhas e abóbora; almondegas de beringela e feijão frade, entre outros. No que respeita aos snacks, parecem estar muito bem cotados os muffins de abóbora, os queques de banana, as panquecas de maçã, os waffles de cacau, etc., etc..

Quanto a valores, se estiver interessado, nada como entrar diretamente em contacto e obter informações precisas. Ainda assim, podemos avançar que os mesmos são até bastante em conta. Vale a pena experimentar!

Contacto via Facebook: @comercomsaudeguarda
Contacto via Instagram: @comercomsaudeguarda

 

@joanadente
Jurista / Makeup Artist / Fashion Stylist

Sobre o autor

Joana Dente

Leave a Reply