Saúde | A apresentação do Plano de Emergência da Saúde consubstancia uma clara e inequívoca preocupação do atual Governo em garantir um SNS melhor e focado em prioridades. Os portugueses merecem ser o centro da ação política e merecem que seja revertida a situação preocupante a que chegou o Serviço Nacional de Saúde. Prioridade é a palavra que deve definir o sector da Saúde em Portugal!
Fundos europeus | Os atrasos herdados na execução têm merecido um impulso estratégico do Governo que, a par disso, está apostado numa maior fiscalização, em mais transparência e num eficiente escrutínio. Estes propósitos têm sido encarados através do reforço das equipas técnicas de análise; da retoma de uma medida que já antes havia sido aprovada e que, posteriormente foi revogada pelo Governo socialista, da obrigatoriedade de serem publicitados os fundos concedidos aos diferentes promotores nos órgãos de comunicação social local e regional; e na atitude diligente de acelerar a execução, atenuando a carga burocrática que tanto penaliza o arranque de investimentos tão relevantes para a dinâmica económica do país. Execução é a única forma de responder aos desafios dos fundos europeus!
Coesão territorial | É preciso cumprir a Coesão! É preciso reverter os erros do passado. É preciso insistir em mecanismos que combatam as disparidades territoriais, que têm penalizado sobretudo os territórios do interior do país. Os fundos europeus podem e devem ser uma das eventuais soluções. Mas uma governação atenta e solidária, apostada em repor justiça social e económica e determinada em garantir políticas públicas que elevem Portugal ao nível da sua vantagem competitiva serão determinantes para um futuro mais promissor e no qual todos os portugueses se sintam parte ativa. Verdade é o que o país precisa nesta matéria, sem populismos nem hipocrisia política!
Educação | Os recentes avanços emanados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação dão-nos nota de que o caminho do diálogo e do entendimento traz vantagens. E, neste caso, as vantagens serão partilhadas por todos os que integram a comunidade escolar. Um sistema de ensino capaz de responder aos atuais problemas e de harmonizar a qualidade dos serviços prestados com a qualidade dos resultados obtidos pelos alunos é o propósito do Plano +Aulas +Sucesso. Ação é o que tem pautado o Governo!
Guarda | O distrito da Guarda, sendo um território de baixa densidade, é também um território de um vasto e intenso potencial. Por todo o distrito é possível reconhecer o empenho, a resiliência e a audácia de empresários, de dirigentes associativos, da sociedade civil e dos autarcas em lutar com todas as suas forças e as ferramentas de que dispõe para proporcionarem emprego, vida ativa, qualidade de vida, oferta social e experiências a todos os que por cá vivem e para todos os que nos visitem ou tencionem visitar. Orgulho é a palavra com que termino!
* Deputada do PSD na Assembleia da República eleita pelo círculo da Guarda