A homenagem de Miles à Ucrânia

Escrito por Miles

“Como artista resta-me apelar, resta-me eternizar este momento histórico e fazer a minha humilde homenagem aos que lutam pelos seus ideais com garra, encanto e determinação.”

O artista plástico guardense Miles enviou a O INTERIOR este testemunho sobre o conflito em curso no leste da Europa, que transcrevemos na integra, bem como o quadro que a guerra inspirou.

“Rússia, a máquina assassina que nos revela que, depois de tanto desenvolvimento e evolução, o ser humano continua um ser primitivo.
Há um saber popular que diz que tropeçamos sempre nas pedras pequenas porque as grandes conseguimos ver. A verdade é que sempre esteve aos olhos do mundo, mas nas últimas semanas tornou-se mais nítido e evidente que a paz sempre será uma miragem e que embora sejamos nós a escrever a história, esta parece cíclica e cheia de erros repetidos.
Mas nós, na verdade e lá bem no fundo, não entendemos, não temos acesso a essa verdade porque assistimos a uma guerra sentados no conforto da nossa poltrona, distante. Sangue de inocentes, património devastado, famílias desmembradas, vidas destroçadas, dor, lágrimas e traumas.
Entender a gravidade desta situação é necessário, é um dever cívico, uma vez que a guerra começa com o ódio, com o autoritarismo, com a falta de empatia, com a disputa de poder, com a competição e com pessoas que desenvolveram e propagaram esses sentimentos e essa visão do mundo.
Como artista resta-me apelar, resta-me eternizar este momento histórico e fazer a minha humilde homenagem aos que lutam pelos seus ideais com garra, encanto e determinação.”

21 03 2022 06 44 32

_________________________________________________________________________

CARACTERISTICAS QUADRO:

Título: “Cerco”
Dimensões: 80x120cm

Técnica: Acrílico sobre tela e madeira.
Ano: 2022

Sobre o autor

Miles

Leave a Reply