2021, o ano da Esperança

Escrito por Rodolfo Queirós

«Nunca a Beira Interior, enquanto região produtora de vinhos de excelência, teve tanta visibilidade e sobretudo teve tanta gente qualificada a trabalhar na região e neste sector. Não será seguramente agora que baixaremos os braços»

Depois de um ano nunca antes vivido por nós e sobretudo do avanço extraordinário da ciência, que permitiu que no espaço recorde de menos de um ano se conseguissem criar e distribuir vacinas que irão ser fundamentais para o restabelecer da tão ambicionada normalidade.

2021 será sobretudo um ano que irá mostrar a nossa vontade de minimizar no menor espaço de tempo possível os estragos provocados por este autêntico tsunami global.

Será também um tempo de sermos mais solidários uns com os outros e de remarmos todos para o mesmo lado com o objetivo de um bem comum que é o restabelecer com a maior brevidade possível a nossa formas de viver e trazer de volta a nossa liberdade, que foi muito condicionada pela pandemia.

O setor dos vinhos enfrenta desafios enormes! Com a crise que se abateu na generalidade da economia e mais concretamente na restauração – que é, para a generalidade dos nossos produtores, a forma de vender os seus vinhos – traz muitos problemas, até de sobrevivência de muitas empresas.

Nunca a Beira Interior, enquanto região produtora de vinhos de excelência, teve tanta visibilidade e sobretudo teve tanta gente qualificada a trabalhar na região e neste sector. Não será seguramente agora que baixaremos os braços, até porque os nossos associados são verdadeiramente resilientes e não desistem quando se lhe deparam problemas desta dimensão.

Iremos prosseguir o nosso caminho de afirmação da Beira Interior, e para tal contamos com todos os que na nossa região, no nosso país, e a Diáspora gostam da Beira Interior. Esperamos que haja incentivos aos que tanto perderam nas vendas e sobretudo quem depende mais da restauração.

Temos de nos preparar para a nova Política Agrícola Comum (PAC); onde, a sustentabilidade ambiental, uma preocupação crescente em muitos mercados, será fundamental para nos tornar mais competitivos. Na Beira Interior, vamos lançar em conjunto com as regiões do Dão, Bairrada, Tejo e Lisboa, um plano de sustentabilidade ambicioso. Só a trabalhar em rede e unidos, poderemos e encontrar uma resposta simples e credível para esta necessidade que estará na ordem do dia a muito curto prazo.

Um reconhecimento, aos nossos produtores que diariamente e enfrentando muitas dificuldades, não se resignam e são verdadeiramente resilientes! É desta “massa” que se fazem as pessoas da Beira Interior.

Uma palavra de alento para todos os que diariamente não se resignam e que dão o melhor de si e deste modo contribuem para que Portugal seja um País melhor.

 

Bom ano e que 2021 nos devolva os abraços que tanta falta nos fazem!

Rodolfo Baldaia de Queirós
Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior

N.R.: Rodolfo Queirós é o primeiro convidado de O INTERIOR a partilhar a sua opinião sobre o novo ano, bem como as suas preocupações, aspirações e anseios.

Sobre o autor

Rodolfo Queirós

Leave a Reply