IPG

Projeto MEW: melhorar a saúde e as relações sociais

Escrito por Luís Martins

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a implementar o Projeto MEW – “Movimento, Envolvimento e Bem-Estar”.
Este projeto visa estabelecer uma “Rede Europeia para a Saúde”, promovendo uma abordagem ao movimento, atividade física e estilos de vida corretos para combater a inatividade e ajudar as pessoas a melhorar o seu bem-estar individual e social.
Como nos referiu Natalina Casanova, docente do IPG que está na coordenação desta atividade, “trata-se de um programa ERASMUS+ que envolve cerca de 200 voluntários europeus entre os 30 e os 55 anos da Itália, Alemanha, Portugal, Irlanda, Romênia, Letônia e Reino Unido que se voluntariam para participar num programa de exercício, destinado a aumentar os níveis de atividade física, melhorar a saúde e melhorar as relações sociais”.
O Instituto Politécnico da Guarda acolhe em Portugal, a aplicação deste programa, tendo 34 voluntários inscritos, que na sua maioria pertencem ao Politécnico (funcionários e docentes).
Durante seis meses, o grupo participa em duas sessões de exercício por semana, nas quais recebe incentivo, apoio e orientação para aumentar os seus níveis de atividade física diária, de modo a que o movimento se torne parte normal das suas rotinas diárias. “Mensalmente é lançado um tema de trabalho, sendo o voluntário convidado a diminuir os comportamentos sedentários tanto no local de trabalho, como nas deslocações, em casa e em atividades de lazer”, esclareceu Natalina Casanova.
Todos os voluntários numa fase incial realizam uma avaliação médica e física para caracterizar os seus niveis de atividade física e estado de saúde, sendo de igual forma monitorizados durante todo o programa, no respeitante à atividade física realizada diáriamente. No final da aplicação do programa, são novamente avaliados para verificar as melhorias tidas tanto no ponto de vista psicológico e bem-estar, como nas alterações de comportamentos e atividades motoras diárias.

Sobre o autor

Luís Martins

Deixar uma resposta