Eventos

Festas Cidade da Mêda

296072579 475929877872029 6794403589920573375 N
Escrito por Efigénia Marques

Descobrir a Mêda

Descobrir o concelho da Mêda é conhecer um território extraordinário, é “onde o Douro encontra a Serra da Estrela”, um concelho com castelos e casas brasonadas, com costumes ancestrais, uma surpreendente riqueza cultural, num concelho que é destino de tradição e sabores.
A cidade da Mêda tem hoje uma oferta de serviços essenciais que lhe permitem confiar no futuro. Como nos diz o seu presidente, João Mourato, a aposta hoje é na sustentabilidade, determinante para investir no desenvolvimento do concelho, promover a mobilidade e a acessibilidade através de transportes próprios, para que ninguém seja excluído, e apostar no turismo. Mas também a agricultura é uma aposta com futuro no concelho: o azeite, a amêndoa e fundamentalmente o vinho são produtos endógenos de referência regional e nacional. E a gastronomia é uma arte que se recomenda.
A Aldeia Histórica de Marialva é a referência e centro da vitalidade turística, pela suas muralhas e ruínas medievais, pela espiritualidade que encerram, e pela capacidade de atração que exercem – com o conjunto turístico-hoteleiro “Casas do Côro” a elevar-se como local de excelência e glamour.
Sendo um concelho de grande riqueza paisagística, a natureza conferiu-lhe desde sempre uma áurea de magnificência que encantou gerações de povos e credos. Longroiva, terra de termas ancestrais e com um hotel moderno, foi terra de Templários e saúde; e a Coriscada, de casas solarengas e o conjunto romano de Vale do Mouro, valem muitos mais do que uma simples visita.
A Mêda quer recuperar o tempo perdido e apontar-se ao futuro, para o que conta, também, com o “ColabMore – Montanhas de Investigação”, cujo polo é o primeiro laboratório colaborativo do distrito da Guarda e tem como objetivo o estudo científico de atuação regional visando a criação de novas dinâmicas de inovação inter-regional – focado nas necessidades da região e que deverá permitir desenvolver iniciativas, projetos, estratégias de preservação e valorização dos recursos hídricos e endógenos, assim como, contribuir para o aumento da qualidade e oferta turística e cultural da região.

Luís Baptista-Martins

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply