Especial PME Região Sociedade

Floresta Bem Cuidada fatura cerca de 10 milhões de euros por ano

Floresta Bem Cuidada 2
Escrito por Jornal O Interior

Empresa da Guarda tem 140 trabalhadores e trabalha para grandes empresas como a EDP, REN e IP

Há treze anos que a Floresta Bem Cuidada recebe a distinção de Pequena e Média Empresa (PME) Líder. Sediada na Guarda, a empresa dedica-se ao controlo da vegetação espontânea, nomeadamente em «infraestruturas, linhas de tensão, linhas ferroviárias e estradas nacionais», mas também trabalha ao nível da «arborização», explica o gerente, Orlando Faísca, segundo o qual no ano passado plantou «cerca de 3 milhões de árvores e arbustos».
Atualmente, «menos de 4 por cento» da faturação da Floresta Bem Cuidada é feita no distrito da Guarda, adianta o empresário, que sublinha que o «nosso mercado é nacional» trabalhando principalmente para gestores de infraestruturas como a EDP, a REN, a Infraestruturas de Portugal e municípios como os de Lisboa, Porto, Aveiro, Viseu, Setúbal e Guarda. Na empresa trabalham «cerca de 140 colaboradores – 30 técnicos superiores e os restantes ao nível da produção», refere o responsável. A sede está na Guarda, mas os colaboradores estão espalhados por todo o país, em função da «execução das obras», ou seja, «do Minho ao Algarve» há funcionários desta PME Líder.
A empresa guardense comemora 20 anos de existência em 2024 e é PME Líder há 13 anos consecutivos desde 2011. Orlando Faísca garante que este caminho é o resultado da combinação do «esforço com o conhecimento». «Se queremos atrair talento, temos de criar condições para desenvolver esse talento», realça, afirmando que «a base do sucesso é o conhecimento das pessoas». No entanto, afirma que o mérito e o sucesso constroem-se «passo por passo». A equipa de há 10 anos não é aquela que agora gere a Floresta Bem Cuidada e mesmo acontece em termos de clientes: «Apesar de 80 por cento serem os mesmos há cinco anos, os nossos clientes alteraram muito as suas necessidades e requisitos, pelo que a empresa também tem de adaptar-se. O mercado está a evoluir muito rápido e temos de manter o foco no cliente e nas suas necessidades», declara Orlando Faísca.
Quanto ao futuro, o empresário assume que «estamos numa fase de transição» em que o interesse está virado para a «sustentabilidade» e para o «crescimento sustentado». Em agosto a Floresta Bem Cuidada celebra 20 anos de atividade numa altura em que está a apostar «na digitalização, na descarbonização e na melhoria dos processos», diz Orlando Faísca.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply