Especial Pinhel

O “Caminho da Ronda” para visitar o centro histórico

Ronda
Escrito por Efigénia Marques

A requalificação da muralha da “Cidade Falcão” foi inaugurada em 2019 e desde aí que tem feito as maravilhas dos pinhelenses e dos turistas que visitam Pinhel.
Há cerca de dois anos que o percurso de 740 metros é passagem obrigatória para quem visita a cidade, essencialmente o centro histórico. O investimento 285 mil euros, em que 85 por cento dos custos foram suportados por uma candidatura ao Portugal 2020, é de acesso livre e gratuito. O “Caminho da Ronda” proporciona uma vista panorâmica para diversos pontos de interesse, como é o caso da “cidade falcão” e da Serra da Marofa. Para quem faz o caminho há possibilidade de visitar o castelo de Pinhel e conhecer um pouco mais daquilo que em tempos foi um dos escudos de defesa dos ataques das forças de Castela.
No “Caminho da Ronda” também é possível visitar as cinco portas existentes: Santiago, S. João, Marrocos, Alvacar e Marialva. No fim do percurso pode ficar a conhecer o posto de turismo e descobrir alguns dos melhores produtos endógenos que o concelho pinhelense tem para lhe oferecer.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply