Especial Natal Região

Cabeça volta a ser Aldeia Natal até 2 de janeiro, em Seia

Cabeça
Escrito por Efigénia Marques

Abriu portas no sábado a Aldeia de Natal em Cabeça, no concelho de Seia. A nona edição da iniciativa prolonga-se até 2 de janeiro.
Na Aldeia de Natal «mais típica e ecológica do país» não há Pai Natal e as decorações são cem por cento sustentáveis, resultando da «vontade, criatividade e engenho» dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha, adianta a organização, a cargo do município de Seia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e da Junta de Freguesia local. Tudo é feito com materiais da Natureza, como giestas, videiras, pinheiros, folhas de fetos, que resultam das limpezas “cirúrgicas” das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Há também peças e decorações feitas com a lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho, entre outros. Os promotores adiantam que «não há empresas envolvidas, são apenas os habitantes que se encarregam de dar corpo e alma à decoração» natalícia da aldeia.
Segundo a autarquia, «quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha». Até janeiro, há ainda um pequeno mercado de Natal e tasquinhas, mas, devido à pandemia, a organização elaborou um plano de contingência para fazer face aos riscos de contágio por Covid-19. Assim, os visitantes têm de apresentar o certificado digital ou o resultado de teste negativo para SARS-CoV-2, sendo obrigatório o uso de máscara mesmo nos espaços exteriores. Haverá também dispensadores de álcool gel à entrada e à saída, onde será feito o controlo dos acessos.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply