A 13ª edição da ExpoMêda começa esta quinta-feira com o objetivo de divulgar os principais setores de atividade do concelho e promover os produtos endógenos de um município situado entre o Douro e a Serra da Estrela.
Com mais de uma centena de expositores, o certame organizado pelo município vai decorrer na nave de exposições, no recinto do mercado e envolvente, onde foi montada uma tenda gigante, e terá gastronomia, artesanato, maquinaria, automóveis e produtos locais, com destaque para o vinho, a amêndoa, a castanha, o mel, o azeite, a doçaria, os queijos e enchidos. Também haverá espaço para as coletividades e as associações do concelho medense, bem como para expositores institucionais, nomeadamente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e do município de Cantanhede, cidade geminada com a Mêda. O evento é complementado com uma exposição de pintura de Joaquim batista e Stephane Losse na Casa da Cultura e uma montaria.
Do cartaz de animação realce para os espetáculos de Toy (quinta-feira) e Diogo Piçarra (sábado), enquanto Elena Correia vai atuar na sexta-feira. Pelo palco e pelo recinto vão também passar o Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior da Mêda, Centro de Formação Musical, o músico medense Carlos Pedro, Carlos Fial, os Volta e Meia, Pedro Prata e Banda Red. As três noites vão terminar com os DJ’s Latinbeatz, Deejay Ex e Poeta. A ExpoMêda é inaugurada esta quinta-feira, pelas 15h30, com a presença do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), José Morgado. Já a sexta-feira ficará marcado pela assinatura de dois protocolos de colaboração com a Associação Diginitude e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa. Durante a tarde será inaugurada a “Praça Ana Abrunhosa” na aldeia do Poço do Canto e apresentada a nova área de acolhimento empresarial da Mêda
No sábado, feriado municipal, realiza-se o tradicional magusto, a partir das 17 horas no cais do mercado, com animação do grupo Os Roleses. No domingo (15 horas), último dia do certame, decorre o IIº Festival Cultural “Douro Superior Com Vida e Movimento” com o Rancho Folclórico e Etnográfico do Centro Cultural e Recreativo da Mêda, os Pauliteiros de Miranda do Douro da Associação Caramonico/Palaçoulo, o Rancho Folclórico de Carrazeda de Ansiães, os Gaiteiros Moinhos do Vento (Mogadouro) e o Rancho Folclórico de Vila Nova de Foz Côa.