A Câmara da Guarda vai distinguir três personalidades, três entidades, um jornal local e as forças de segurança e proteção civil na sessão solene dos 825 anos da cidade, que se celebram no próximo dia 27 deste mês.
A Medalha de Honra do Município – Grau Ouro será atribuída ao general Eduardo Mendes Ferrão, Chefe de Estado-Maior do Exército, principal mentor da escolha da cidade para as comemorações do Dia do Exército, no final de outubro. Com esta homenagem, o município pretende destacar «o homem de rara sensibilidade e inteligência, de singular honestidade e humanismo que no desempenho da sua função, é, acima de tudo, um clamor de esperança, à própria Guarda e às nossas potencialidades».
A Medalha de Mérito do Município – Grau Prata vai ser concedida a Carlos Brito. Desde 1983 que o fundador e presidente do Centro de Alcoólicos Recuperados da Guarda tem feito «da sua vida uma missão», sendo distinguido pelo «cunho inconfundível com que, de forma abnegada, tem dedicado as suas forças e enorme vontade a ajudar quem necessita». O psiquiatra António Manuel Gomes, já aposentado, receberá a mesma distinção. Cofundador do Centro de Saúde Mental da Guarda, o clínico, que foi diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS da Guarda, é homenageado enquanto «cidadão envolvido em muitas causas, do associativismo à escrita e à intervenção cultural, é um nome incontornável no historial da defesa das gentes da Guarda», considera o município.
Já a Associação de Agricultores de Produção Integrada dos Frutos de Montanha (APIM), a Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) vão receber a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro pelos seus contributos para o desenvolvimento do setor empresarial, vinícola e agrícola do concelho.
Por sua vez, o Comando Territorial da GNR, o Comando Distrital da PSP, o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, o Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil serão distinguidas com a Medalha de Honra Municipal – Grau Ouro. Por último, o semanário “A Guarda”, que se publica há 120 anos, vai receber a Medalha de Honra do Município – Grau Prata. Na sessão solene dos 825 anos da Guarda serão ainda entregues Medalhas de Excelência e Dedicação do Município a 26 funcionários que se aposentaram no último ano.