A Guarda inicia esta quinta-feira as comemorações do 825º aniversário, da fundação da cidade pelo rei D. Sancho I com a atribuição de foral em 1199. Até dia 29 estão agendadas iniciativas desportivas, lúdicas e culturais, com destaque para as inaugurações do Pavilhão Desportivo da Sé, naquela escola secundária, e do Campo de Tiro da GNR.
A apresentação do nº 46 da revista cultural “Praça Velha”, no museu, abre amanhã (18 horas) o programa evocativo da efeméride. No sábado realiza-se o seminário “O Associativismo na Guarda”, coorganizado pelo município e a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda no Teatro Municipal da Guarda (TMG). Os oradores são Levi Manuel Coelho (diretor do Arquivo Distrital), João de Matos Bernardino (presidente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto) e Raquel Castelo (presidente da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda). A iniciativa inclui uma mesa-redonda com representantes do CEIS – Centro para a Economia e Inovação Social, ProRaia e Câmara da Guarda.
À noite, sobe ao palco do TMG o espetáculo “Vozes na Alta”, com direção artística de César Prata e a participação dos grupos de cantares do concelho da Guarda. No próximo domingo terá lugar mais uma edição da Invernal de BTT e será apresentado o Espaço Microfloresta, na Rua da Covas, entre outras atividades. Já na segunda-feira (18 horas) abre ao público uma exposição de Jorge Molder no Museu da Guarda, com obras da Coleção Serralves. Para dia 26 está programada a inauguração da exposição “Imagem e Cidade – Os Mapas e a Urbe Projetada”, com curadoria de Dulce Helena Borges e Aires Almeida na galeria de arte do TMG. À noite será inaugurada a mostra “Ecos do Passado – Grande Órgão da Catedral da Guarda”, no Paço da Cultura/ExpoEcclésia, dedicada ao grande órgão joanino que existiu na Catedral da Guarda até 1899.
O Dia da Cidade, a 27 de novembro, começa pelas 9 horas com uma cerimónia militar e de homenagem a D. Sancho, rei fundador da cidade cuja estátua está na Praça Luís de Camões, com a participação do Regimento de Infantaria nº14 e da Liga dos Combatentes do Núcleo da Guarda. Na ocasião, os alunos da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca irão apresentar uma encenação da entrega do foral à Guarda.
Segue-se uma visita às instalações da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, onde será assinado um protocolo de colaboração. A sessão solene dos 825 anos da cidade mais alta realiza-se pelas 10h45, pouco depois da cerimónia do hastear da bandeira e da inauguração da peça comemorativa “Foral da Guarda”, de Daniel Rocha. Na sessão, o município vai distinguir várias personalidades, associações e forças de segurança com as Medalhas de Honra e de Mérito.
À tarde será descerrada a placa comemorativa do 120º aniversário do jornal “A Guarda” e inaugurada a exposição “Guardo a Guarda no Coração”, com trabalhos dos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho, no Jardim José de Lemos. Para as 16 horas está agendada a inauguração do Campo de Tiro da GNR, na Estrada do Forte, e meia-hora depois será a vez do Pavilhão Desportivo Municipal da Sé, cujas obras estão incluídas na segunda fase da requalificação daquele estabelecimento de ensino, suportada pela autarquia. O Dia da Cidade termina com o concerto de Sara Correia no TMG. O espetáculo já está esgotado, tal como o segundo programado para o dia seguinte. O programa das comemorações do 825º aniversário da Guarda termina com o IV Colóquio Internacional Luso-Sefardita, no dia 28 e manhã de 29 de novembro, no Museu da Guarda.