Especial Festival da Castanha de Trancoso

75 expositores e produtores presentes na Feira da Castanha em Trancoso

Dsc 0024
Escrito por Efigénia Marques

A Feira da Castanha e Sabores de Outono está de regresso a Trancoso este fim de semana após a interrupção no ano passado por causa da pandemia da Covid-19. A VIIIª edição tem início esta sexta-feira e vai contar com a participação de 40 produtores locais e mais 25 expositores institucionais e de maquinaria agrícola para apanha da castanha no Pavilhão Multiusos até 1 de novembro.
Amílcar Salvador, autarca local, considera que o evento já é «uma referência» no concelho e na região e tem como objetivo a «preservação, valorização e divulgação dos produtos endógenos da terra, numa festa em que a castanha é rainha». Na lista de atividades previstas incluem-se magustos, sessões de “showcooking”, conferências, jornadas técnicas, concursos, caminhadas, espetáculos musicais e workshops que se mantêm fiéis à temática da castanha. O certame abriu portas às 10 horas e foi inaugurado às 17 horas, pelo secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel. Até lá, coube aos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo desfrutar do espaço numa visita que incluiu animações e culminou com um magusto para os alunos destes dois níveis de ensino. No primeiro dia realiza-se ainda o tradicional concurso da “Melhor Castanha de Trancoso” nas variedades Martaínha e Longal, que acontece pelas 18h30. Para as 21h15 está agendado o espetáculo de Augusto Canário, sendo que as portas do recinto vão encerrar à meia-noite.
O dia de sábado começa com as Jornadas Técnicas do Castanheiro (10h30) no auditório do Pavilhão Multiusos, que se prolongam até às 13 horas e têm como oradores Efrén Martin Martin, técnico da Associação de Produtores de Castanha de Villuercas (Extremadura, Espanha), e Pedro Carvalho, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro. Às 16 horas realiza-se a conferência “Startup Nordeste” e uma hora depois decorre o concurso de doçaria de castanha. Às 17h45 terá início a conferência “Etnografia e Folclore”, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso, da Associação Cultural e Recreativa de Trancoso (ACRT). À noite (21h15) atuará Tiago Silva, finalista do concurso televisivo “The Voice Portugal”.
No domingo há uma caminhada pela Rota dos Castanheiros, numa organização da ACRT a partir das 9 horas. Do programa do terceiro dia destaca-se uma sessão de “showcooking” (15 horas) e a atuação do grupo de concertinas Clave de Sol uma hora depois, sendo que a música será outra a partir das 18 horas com o concerto dos Sons do Minho. No dia 1 de novembro a Feira da Castanha inclui um passeio micológico (10h15), “showcooking” (11 horas) e a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso (15 horas). Meia hora depois serão entregues os prémios dos concursos da melhor castanha e de doçaria, antes do Rancho Folclórico de Vila Franca das Naves subir ao palco montado no Pavilhão Multiusos. Às 17 horas realiza-se o tradicional e muito requisitado magusto popular, que antecede o encerramento do certame previsto para as 18 horas. A Feira da Castanha é organizada pelo município de Trancoso e tem como objetivo promover o consumo de um fruto «que tem um impacto muito grande na economia do concelho», segundo Amílcar Salvador. A entrada é livre.

Magusto

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

Financiamento