Especial Feira Farta 2024 Sociedade

23 grupos locais fazem a festa na Feira Farta

Feira Farta 7216
Escrito por Sofia Pereira

Mais de 400 produtores das 43 freguesias do concelho da Guarda vão participar na Feira Farta, que decorre este fim-de-semana no Largo do Mercado Municipal.
Trata-se da oitava edição do certame que pretende mostrar «o que de melhor se produz no território do concelho», contando com a exposição de mais de 1.000 produtos, das hortícolas à fruta da época, passando pelo mel, azeite, doces típicos, como os biscoitos ou a bola parda, e licores. Estarão em destaque a cestaria de Gonçalo e o cobertor de Papa de Maçainhas, «dois “ex-libris do território e fiéis representantes do que de melhor o concelho tem para oferecer em termos de arte popular», e ainda a carne de vaca jarmelista, as facas do Verdugal e muitos produtos endógenos do concelho.
Também não faltará o artesanato e o “Espaço Criança”, bem como uma programação artística que envolve 23 associações culturais e grupos do município. Já a zona da gastronomia vai ser assegurada, como habitualmente, pelas associações/bairros da cidade, que oferecem na ementa pratos com especialidades da região, e onde a carne de vaca jarmelista volta a ser um dos destaques.

No sábado a animação começa pelas 9h30 com o Grupo de Bombos de Gonçalo “Trocadalho do Carilho” e com o Grupo de Mondegueiros da Concertina. Pelas 11 horas é a vez do Grupo de Concertinas ComVida do Pinheiro e pelas 12 horas ouve-se a Fanfarra NemFáNemFum, de Famalicão da Serra. Durante a hora de almoço é a vez do Grupo de Cavaquinhos do Mileu e uma hora depois atua o Grupo de Concertinas do Bairro de S. Domingos.
Da parte da tarde, pelas 15 horas, ouve-se o Grupo de Concertinas “Gotinha d’Água” de Alfarazes, e, pelas 16 horas, é a vez do Grupo de Cantares “As Cantarinhas de Famalicão da Serra”. O Conjunto Rosinha, do Centro Cultural da Guarda, sobe ao palco a partir das 17 horas, seguido do Grupo de Cantares “A Mensagem”, de S. Miguel. Para terminar a tarde, a partir das 19 horas a animação estará a cargo do Grupo de Cantares da Arrifana, antes da atuação do Grupo de Concertinas Peramocenses (20 horas).
No segundo dia de Feira Farta a animação começa pelas 11 horas com o Grupo de Cantares das Lameirinhas e o Grupo de Concertinas “As Corujinhas”, da Corujeira. Pelo meio-dia é a vez do Grupo de Percussão de Valhelhas – AAVAL e do Grupo de Cantares “Com Tradição”, do Centro Cultural da Guarda. Para as 13 horas está agendada a atuação do Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula. Já pelas 15 horas será o Grupo de Cantares da Faia a animar o recinto e uma hora depois atua o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda. Pelas 17 horas é a vez do Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo e pelas 18 horas a animação estará a cargo do Grupo de Cantares da Vela. A oitava Feira Farta termina com o Grupo de Concertinas “Os Marotos do Fole” (19 horas) e o Grupo de Cantares da Sequeira (20 horas).

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply