Mais de 400 produtores das 43 freguesias do concelho da Guarda vão participar na Feira Farta, que decorre este fim-de-semana no Largo do Mercado Municipal.
Trata-se da oitava edição do certame que pretende mostrar «o que de melhor se produz no território do concelho», contando com a exposição de mais de 1.000 produtos, das hortícolas à fruta da época, passando pelo mel, azeite, doces típicos, como os biscoitos ou a bola parda, e licores. Estarão em destaque a cestaria de Gonçalo e o cobertor de Papa de Maçainhas, «dois “ex-libris do território e fiéis representantes do que de melhor o concelho tem para oferecer em termos de arte popular», e ainda a carne de vaca jarmelista, as facas do Verdugal e muitos produtos endógenos do concelho.
Também não faltará o artesanato e o “Espaço Criança”, bem como uma programação artística que envolve 23 associações culturais e grupos do município. Já a zona da gastronomia vai ser assegurada, como habitualmente, pelas associações/bairros da cidade, que oferecem na ementa pratos com especialidades da região, e onde a carne de vaca jarmelista volta a ser um dos destaques.
No sábado a animação começa pelas 9h30 com o Grupo de Bombos de Gonçalo “Trocadalho do Carilho” e com o Grupo de Mondegueiros da Concertina. Pelas 11 horas é a vez do Grupo de Concertinas ComVida do Pinheiro e pelas 12 horas ouve-se a Fanfarra NemFáNemFum, de Famalicão da Serra. Durante a hora de almoço é a vez do Grupo de Cavaquinhos do Mileu e uma hora depois atua o Grupo de Concertinas do Bairro de S. Domingos.
Da parte da tarde, pelas 15 horas, ouve-se o Grupo de Concertinas “Gotinha d’Água” de Alfarazes, e, pelas 16 horas, é a vez do Grupo de Cantares “As Cantarinhas de Famalicão da Serra”. O Conjunto Rosinha, do Centro Cultural da Guarda, sobe ao palco a partir das 17 horas, seguido do Grupo de Cantares “A Mensagem”, de S. Miguel. Para terminar a tarde, a partir das 19 horas a animação estará a cargo do Grupo de Cantares da Arrifana, antes da atuação do Grupo de Concertinas Peramocenses (20 horas).
No segundo dia de Feira Farta a animação começa pelas 11 horas com o Grupo de Cantares das Lameirinhas e o Grupo de Concertinas “As Corujinhas”, da Corujeira. Pelo meio-dia é a vez do Grupo de Percussão de Valhelhas – AAVAL e do Grupo de Cantares “Com Tradição”, do Centro Cultural da Guarda. Para as 13 horas está agendada a atuação do Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula. Já pelas 15 horas será o Grupo de Cantares da Faia a animar o recinto e uma hora depois atua o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda. Pelas 17 horas é a vez do Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo e pelas 18 horas a animação estará a cargo do Grupo de Cantares da Vela. A oitava Feira Farta termina com o Grupo de Concertinas “Os Marotos do Fole” (19 horas) e o Grupo de Cantares da Sequeira (20 horas).