No mesmo ano que Pinhel comemorou os 250 anos da elevação a cidade, tomou posse como Cidade do Vinho que se planeava ser só um ano. Porém com a pandemia prolongou-se durante três anos.
Confiante no seu potencial enquanto território vinhateiro, o Município de Pinhel entrou na corrida ao título de “Cidade do Vinho 2020”, ao qual também concorreu o Município de Silves. A vitória coube a Pinhel que, ao longo desse ano, planeava desenvolver um vasto conjunto de iniciativas que tinham a vinha e o vinho como denominador comum. Mas a pandemia veio alterar os planos.
Em 2020, apenas se realizaram provas comentadas de vinhos de Pinhel e da Beira Interior. Em 2021, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) celebrou o seu aniversário em Pinhel, no dia 30 de abril. Em Junho, o município pinhelense marcou presença na FINE – WineTourism Expo, na vizinha Espanha, mais especificamente em Valladolid. Ainda nesse mesmo mês a Casa da Cultura acolheu a seleção de vinhos para acompanhar os pratos candidatos às 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. Em julho e agosto foram muitas as provas de vinhos realizadas em diversas localidades do concelho de Pinhel. A 11 de setembro a “cidade falcão” recebeu, pela primeira vez, o concurso Rainha das Vindimas de Portugal. Este é um concurso que tem como objetivo a preservação das tradições e da cultura rural mais genuína do povo português e a sua promoção e divulgação junto das gerações mais novas. De 18 a 21 de novembro a edilidade marcou presença na INTUR- Feira Internacional del Turismo de Interior, novamente em Valladolid. Em Santarém, o vinho pinhelense esteve representado no Festival Nacional de Gastronomia.
Em 2022, terceiro ano com o estatuto de Cidade do Vinho, Pinhel despediu-se em grande com a realização e presença em iniciativas de norte a sul de Portugal e no país vizinho, começando logo em janeiro com presença na Feira Internacional de Turismo, em Madrid. Em março na Bolsa de Turismo de Lisboa e na Feira do Porco Alentejano. Em abril a AMPV voltou a comemorar o seu aniversário em Pinhel. Entre o dia 1 de julho e 30 de setembro a Casa da Cultura e alguns espaços exteriores da cidade receberam a exposição Vinha e Vinho. Destaque ainda para, novamente, a realização do concurso Rainha das Vindimas, a 17 de setembro.
Entretanto, muitos foram os certames em que Pinhel e os seus vinhos estiveram presentes, nomeadamente a Feira de São Mateus (Viseu), VINIPAX – Vinhos e Sensações do Sul (Beja), a Salamaq – Feria del Sector Agropecuario (Salamanca), o XANTAR- Salão Internacional de Gastronomia e Turismo, em Ourense (Espanha) e mais recentemente a ExpoMêda.
Pinhel Cidade do Vinho 2020-2022 vai encerrar este capítulo e passar o testemunho à região do Douro, Cidade Europeia do Vinho 2023, já no próximo dia 19 de novembro, com uma gala que decorrerá no âmbito do “Beira Interior – Vinhos & Sabores”, mais uma iniciativa que pretende a divulgação do melhor que Pinhel e a Beira Interior têm para oferecer, incluindo os vinhos.
Um ano de Cidade do Vinho que afinal foram três
Pinhel foi Cidade do Vinho durante três anos devido à pandemia. E, por isso, foram muitas as atividades de divulgação dos vinhos pinhelenses promovidas pelo município.