Especial 822 Anos Cidade da Guarda Sociedade

Câmara homenageia três bispos no Dia da Cidade

Bispos
Escrito por Efigénia Marques

D. Manuel Felício, D. António Moiteiro e D. Luciano Costa vão ser distinguidos na sessão solene

Dsc 0009

Já são conhecidas as personalidades que serão homenageadas nas comemorações do Dia da Cidade da Guarda, marcadas para este sábado.

Para além dos funcionários com mais anos ao serviço, serão distinguidos com a Medalha de Honra do município, grau ouro, D. Manuel Felício, atual bispo da Guarda; D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, sendo também homenageado D. Luciano Costa, bispo de Viseu.
«São três figuras muito importantes para a Guarda e que se distinguem pelos serviços de muito excecional relevância, por contributos para a comunidade ou atos

praticados e que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento e engrandecimento da cidade e do concelho», justificou Sérgio Costa, presidente da autarquia, no final da reunião quinzenal do executivo. Natural da região de Viseu, D. Manuel Felício é bispo da Guarda desde dezembro de 2005, sucedendo a D. António dos Santos, tendo sido antes bispo-auxiliar de Lisboa. Já D. António Moiteiro foi vigário e pároco na Sé, São Vicente e São Miguel antes de ser nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Braga pelo Papa Bento XVI. Em 2017 foi nomeado bispo de Aveiro pelo Papa Francisco.
Por sua vez, D. Luciano Costa é bispo de Viseu desde 2018. Natural de Corgas (Seia), formou-se em enfermagem e foi enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Foi ordenado diácono em 1984 e no ano seguinte foi eleito presbítero na Sé da Guarda.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

Financiamento