Espacial | 23º Aniversário O Interior

23 anos de resistência

Dsc09957
Escrito por Efigénia Marques

O INTERIOR é o jornal regional do interior de Portugal com melhor reputação na web de acordo com o ranking divulgado pelo SCImago Media, que apresenta o primeiro mapa de media global para descobrir, avaliar e comparar o desenvolvimento digital, posição e liderança de empresas jornalísticas a partir da perspetiva de sua reputação na web. E analisa a notoriedade, reconhecimento e reputação da imprensa em todo o mundo.
O reconhecimento daquela organização responsável pelo Ranking Global de Reputação da Mídia na Web acontece no 23º ano de existência deste semanário. Entre os 4.543 meios de comunicação de todo o mundo 54 são portugueses – os restantes não foram considerados nesta análise –, entre eles está O INTERIOR, aparecendo em 18º lugar no ranking nacional e em 2.526º no ranking global. O semanário fundado na Guarda a 14 de janeiro de 2000 é o jornal regional do interior do país com melhor classificação no que toca à reputação na web com uma pontuação geral de 41,75. A avaliação dos media foi feita através de quatro critérios, como a Pontuação de Autoridade em que O INTERIOR obteve 45 pontos, Classificação de domínio (38), Fluxo de Citação (44) e Fluxo de Confiança (40). O pódio português é ocupado, por esta ordem, pelos diários “Público” (352º do mundo), “Jornal de Notícias” e o “Correio da Manhã”. Num ranking mundial encabeçado pelo “Usa Today” (EUA), seguido pelo “The New York Times” (também americano) e em terceiro lugar aparece o inglês “The Guardian”.
Em 23 anos de existência, O INTERIOR tem sido notícia em várias ocasiões. Lançado com o novo milénio, o semanário mais recente da Beira Interior chamou logo as atenções da classe e viu o seu trabalho reconhecido nesse ano de 2000 com a atribuição do Prémio Gazeta de Imprensa Regional pelo Clube de Jornalistas.
Mais tarde, em dezembro de 2003, foi novamente a qualidade, o rigor e o profissionalismo de O INTERIOR que estiveram na origem de um convite do “Expresso”, o jornal mais influente em Portugal, para sermos parceiro fundador da Rede Expresso – um espaço partilhado por 17 jornais regionais (um por distrito) no semanário mais lido do país. Mas O INTERIOR é mais do que isso e, ao longo destes anos, tem assumido a responsabilidade de participar e intervir na sociedade local. Agir para mudar, mas também para marcar a diferença perante a passividade. Para tal, apostou na promoção da cultura e da leitura com a Festa do Livro, uma atividade iniciada no Verão de 2002 com grande impacto na cidade. As primeiras edições aconteceram na Rua do Comércio. Em 2004, a festa mudou-se para a Praça Velha e, após um interregno de quatro anos, a iniciativa regressou com o apoio do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e decorreu junto ao Jardim José de Lemos.
Os debates foram outra aposta ganha por O INTERIOR nestes nove anos. Contornando a função tradicional de um jornal – que é noticiar e/ou comentar acontecimentos -, optámos por marcar a atualidade em dois momentos-chave da política regional, além de contribuir ainda mais para uma sociedade mais e melhor informada. Em dezembro de 2001 organizámos o único debate público com todos os candidatos à Câmara da Guarda. A sessão atraiu centenas de munícipes, que quiseram ouvir cara-a-cara o que os políticos propunham para a cidade.
Em fevereiro de 2004 voltámos à carga para esclarecer o tema das comunidades urbanas. Em colaboração com a Rádio Altitude e a Rádio Clube da Covilhã, organizámos o único debate sobre o assunto e vimos confirmadas as diferenças que nos separam nesta pequena região do interior. Já em setembro de 2021 juntamos todos os candidatos à Câmara da Guarda nas autárquicas desse ano e contribuímos para o esclarecimento dos eleitores numa das campanhas mais disputadas dos últimos anos. Alguns meses antes, no final de março desse ano, O INTERIOR e a Rádio Altitude juntaram-se numa única redação sob a direção de Luís Baptista-Martins, fundador, com o empresário José Luís Carrilho de Almeida, de um semanário que resiste e continua a dar voz ao interior.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply