Os governos de Portugal e Espanha apresentaram uma proposta preliminar à Comissão Europeia (CE) que estabelece um preço de referência para o gás de 30 euros por megawatt (MWh).
A medida que pretende assegurar uma diminuição do preço da eletricidade foi avançada por Teresa Ribera, ministra da Transição Ecológica espanhola, esta quinta-feira durante uma visita a Ponferrada (região de Leão). Segundo a agência espanhola Europa Press, a governante deixou claro que esta é uma proposta conjunta formulada por Madrid e Lisboa e sujeita ainda a negociação com as autoridades europeias.
Teresa Ribera garantiu que «dentro de três ou quatro semanas» as medidas para conter os preços da eletricidade estarão operacionais, a fim de evitar aumentos que, garante, tornaram «essencial» a intervenção do Governo. «O preço médio da eletricidade em 2021 esteve muito acima do máximo histórico de qualquer outro ano e, até agora, em 2022, está muito acima do ano passado e é por isso que consideramos essencial intervir», disse a ministra.
O primeiro-ministro, António Costa, e o chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciaram na sexta-feira um acordo dos líderes da União Europeia (UE) para introduzir uma exceção no sistema energético europeu para a Península Ibérica, visando poder baixar preços.