O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com o Turismo de Portugal, os bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, distinguiu 10.239 empresas com o estatuto PME Líder 2022, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro. São menos 979 empresas que no ano anterior.
Na região das Beiras e Serra da Estrela há 178 empresas com esse reconhecimento – menos dez que em 2021. O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das Pequenas e Médias Empresas nacionais com desempenhos superiores. É atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do turismo), um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros. As PME Líder têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação da relação com a banca e o prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus “stakeholders”.
O estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva. O INTERIOR publica nesta edição as empresas PME Líder do distrito da Guarda. Por municípios destaca-se a Covilhã com 39 Pequenas e Médias Empresas galardoadas, seguido do Guarda (33) e do Fundão (29). Seia (13), Trancoso e Pinhel (ambos com 11 empresas distinguidas), Aguiar da Beira (7), Sabugal e Vila Nova de Foz Côa, ambos com 6 PME reconhecidas, são outros municípios em destaque na lista divulgada pelo IAPMEI.
A distribuição setorial das PME Líder em 2022 seguiu a tendência dos anos anteriores, liderada pelo comércio (36 por cento), seguindo-se a indústria (extrativa e transformadora) (25,3 por cento), a construção e imobiliário (12 por cento) e o turismo (11,1 por cento). Continuam também a predominar as pequenas empresas, com uma relevância de 70,9 por cento do total das PME Líder 2022, seguidas das médias empresas, com 22,7 por cento, e das microempresas (6,3 por cento). Das 10.239 empresas distinguidas vão agora ser apuradas as que se destaquem pelo seu melhor desempenho, sendo-lhes atribuído o estatuto PME Excelência.