A Garrafeira “A Botelha”, da Guarda, comemorou este sábado 40 anos de atividade com uma mega exposição e prova de vinhos no pavilhão do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda.
Os visitantes puderam provar mais de 700 vinhos de 60 produtores de todo o país, que o grupo “A Botelha” representa no distrito da Guarda. O evento serviu também para divulgar a cave/museu que existe na loja de Vilar Formoso e desvendar alguns dos seus tesouros vínicos.
A efeméride juntou produtores, enólogos, críticos, enófilos e muitos curiosos que responderam à chamada de “A Botelha”, fundada por António Júlio Gonçalves em 1982, e quiseram homenagear estas quatro décadas «na vanguarda da história do vinho, ou não fosse o nosso slogan, “do vinho fazemos a nossa história”».
Atualmente, “A Botelha” tem estabelecimentos na Guarda-Gare e em Vilar Formoso, bem como uma loja online e um espaço de revenda, a “Bago Cristalino”. «O segredo está em irmos do cliente de um euro ao de 200 euros. É o mundo do vinho, onde todos são consumidores e fazem parte da nossa casa. N'”A Botelha”, o vinho é salomónico: dá para todas as carteiras e públicos», diz Daniela Guerra, responsável pela comunicação e organização do grupo.