Economia

4 enormes vantagens do renting automóvel para empresas

Nicolai Berntsen Nw6xremkxkg Unsplash
Escrito por Efigénia Marques

O renting é uma modalidade de aluguer de automóveis a médio ou longo prazo cada vez mais solicitada tanto por empresas como por ENIs (empresários em nome individual) e até mesmo particulares.

Também conhecida por aluguer operacional de viaturas (AOV), o renting apresenta-se como uma alternativa à compra de veículos bastante conveniente e vantajosa para as empresas, que além de facilitar imenso a gestão de frotas, ainda se revela mais segura para os colaboradores. Basicamente, é uma modalidade que permite às empresas usufruírem de viaturas sempre novas de uma forma muito mais despreocupada.

Mediante o simples pagamento de um valor fixo mensal, as empresas conseguem ter à sua disposição um ou mais veículos por um pré-determinado número de anos, ou de quilómetros percorridos. Além do valor do aluguer, esta renda fixa mensal já incluí várias despesas, tais como manutenções, seguro, reparações, impostos, entre outras.

Uma vez que funciona como um aluguer e não uma compra, o renting implica que tenha de devolver as viaturas no final do contrato, pelo que o cliente nunca será considerado proprietário desse bem, portanto, não terá a maioria das responsabilidades associadas a tal estatuto.

Atente em algumas enormes vantagens do renting automóvel para empresas.

1. Menos burocracia e menos preocupações

Ao eleger a modalidade de renting para alugar um ou mais automóveis novos para a sua empresa, poderá deixar de lado a complexa e, por vezes, morosa, burocracia associada tanto à compra como à manutenção e à futura revenda.

Por exemplo, nas PME (pequenas e médias empresas) é comum que o responsável pela gestão da frota de veículos da empresa seja o próprio gestor da empresa. Nessas situações, optar pela aquisição de um ou mais automóveis, implicaria dispensar o seu precioso tempo na escolha, na compra e na futura revenda das viaturas comerciais ou de serviço, assim como na gestão de outros custos de utilização.

Em caso acidente de viação, a empresa de renting liberta-o de toda a burocracia e dores de cabeça associadas a tal imprevisto, tal como negociações com a seguradora e outras complicações.

Existem ainda outras opções interessantes no renting, das quais a sua empresa poderá usufruir se assim desejar, tais como viatura de substituição em caso de avaria, gestão de portagens, formações em condução ecológica, cartão combustível, apoio de um assessor na otimização de custos, entre outras.

Algumas empresas de renting disponibilizam ainda um portal online onde cada cliente tem acesso a relatórios mensais onde são listadas as próximas manutenções preventivas dos automóveis e as anomalias detetadas, entre outra informação útil.

Quantas mais viaturas e deslocações um negócio necessitar, mais benefícios terá a empresa que opta pelo renting.

2. Leque abrangente de viaturas à disposição

São várias as empresas de renting a prestar serviço em Portugal, e com um leque bastante abrangente de viaturas, pelo que poderá optar pela marca, pelo modelo e pelo equipamento que melhor se adequa ao seu negócio. Para facilitar ainda mais essa tarefa, existem plataformas, como a Renting Finders, que agregam as melhores propostas de viaturas de renting para empresas.

Pode, por exemplo, optar por um automóvel executivo, quer para agradar e reter os seus colaboradores, como para passar uma imagem de confiança aos seus clientes. Ou então, um modelo mais ecológico, caso a sua empresa se mostre preocupada com questões ambientais. Também tem disponíveis veículos de transporte de mercadorias, SUVs, modelos compactos, etc.

3. Maior segurança na estrada

As estatísticas comprovam que conduzir um carro moderno e, como tal, mais tecnologicamente avançado no que diz respeito à segurança, ajuda a reduzir o risco de acidentes.

Ao optar pelo renting estará a garantir que a sua frota é constantemente renovada com os modelos mais atuais, mais seguros e menos poluentes.

Para além disso, por norma o renting tem já incluído na mensalidade a substituição de pneus, pelo que não terá encargos adicionais com essa manutenção e ainda garante uma maior segurança na condução.

4. Maior controlo de custos, benefícios fiscais e poupança

A inexistência de custos de entrada ou de investimento inicial, o facto de apenas se preocupar com o pagamento de rendas mensais fixas, a total despreocupação relativamente à depreciação dos veículos ou ao cálculo de amortizações, são fatores que, sem dúvida, aliviam imenso o esforço contabilístico de uma empresa.

Além disso, a renda mensal de um renting é completamente dedutível em sede de IVA e de IRC. E como a empresa não chega a adquirir a viatura (apenas a aluga), nenhum financiamento fica contabilizado no seu balanço contabilístico.

Ao não necessitar de uma quantidade avultada de capital para a aquisição de veículos como necessitaria numa compra tradicional, terá a oportunidade de investir esse montante poupado no desenvolvimento e na competitividade da sua empresa. E se no seu negócio “tempo é dinheiro”, o renting será certamente uma enorme ajuda no que se refere a poupar-lhe o seu valioso tempo.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply