Desporto

Volta sobe à Torre no sábado e chega à Guarda no domingo

Volta Serra
Escrito por Efigénia Marques

Começa esta quarta-feira a 82ª edição da Volta a Portugal, que está na região durante o fim de semana, com destaque para a sempre difícil chegada à Guarda no domingo, um dia depois da subida à Torre.
A principal prova de ciclismo nacional tem dez etapas, um prólogo em Lisboa e um contrarrelógio individual na derradeira tirada, que será decidida em Viseu. O pelotão chega esta sexta-feira à Beira Interior por Castelo Branco, onde está instalada a meta da segunda etapa que terá partida em Ponte de Sor. No dia seguinte corre-se a “etapa-rainha”, com a Torre a “coroar” uma jornada de 170,3 quilómetros a partir da Sertã, que inclui quatro contagens de montanha, a última das quais, a única de categoria especial, a coincidir com a meta instalada no ponto mais alto de Portugal continental. No domingo, antes do dia de descanso, os ciclistas têm pela frente, na quarta tirada, 181,6 quilómetros entre Belmonte e a Guarda, onde dois prémios de montanha de terceira categoria prometem fazer estragos na cidade mais alta, à qual chegarão já depois de terem ultrapassado uma segunda categoria menos de 30 quilómetros antes do final.
A Volta ruma depois a Norte para terminar no dia 15, em Viseu, após 1.568,2 quilómetros e várias chegadas em montanha, sendo já considerada uma das mais difíceis dos últimos anos. O pelotão é composto por 19 equipas, entre as quais a Movistar, a primeira formação WorldTour a participar na prova desde 2011. De Portugal alinham a W52/FC Porto, Efapel, Tavfer/Meansindot/Mortágua, Louletano/Loulé Concelho, Antarte/Feirense, Kelly/Simoldes/UDO, Rádio Popular/Boavista, LA Alumínios/LA Sport, Atum General/Tavira/Maria Nova Hotéis. As espanholas Caja Rural, Euskatel Euskadi, Bugos BH e Kern Pharma, a belga Bingoal, a italiana Vini Zabu, a israelita Israel Academy, a norte-americana Rally Cycling e a britânica Swift Carbon completam o pelotão.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply