Desporto

Volta a Portugal sobe à Torre e à Guarda no fim de semana

Volta
Escrito por Efigénia Marques

A 85ª Volta a Portugal em Bicicleta começa esta quarta-feira, em Águeda, e chega no fim de semana à região, que será palco de duas etapas decisivas com final no Alto da Torre (sábado) e na Guarda (domingo). A cidade mais alta foi novamente escolhida para local do dia de descanso, na segunda-feira, e a acolher a tão aguardada “etapa da Volta”, reservada a amadores.
A terceira etapa vai ligar o Crato à Torre, o ponto mais alto do continente, após 161,2 quilómetros e uma subida de categoria especial pela Covilhã que vai selecionar os candidatos à vitória final. No domingo, o pelotão sai do Sabugal em direção à Guarda, passando por Penamacor, Belmonte, Alto de Famalicão, Barragem do Caldeirão, Maçaínhas, Viceg é uma primeira passagem pela meta, numa tirada com 164,5 quilómetros concluída no exigente e temido empedrado da subida final para a meta, junto ao Jardim José de Lemos, que coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria.
Os ciclistas têm depois direito ao dia de descanso. Na próxima segunda-feira os profissionais vão dar lugar aos amadores para a 17ª edição da “etapa da Volta”, que terá cerca de 85 quilómetros, um final em “roda livre” e os tempos na meta cronometrados. As principais subidas são ao Castro do Jarmelo (não classificada), a passagem da Ribeira da Cabras junto a Porto Mourisco (quarta categoria), a passagem da Ribeira de João Antão (quarta categoria) e a famosa chegada à meta, na Guarda (terceira categoria, com 8,8 por cento de inclinação). As inscrições terminam à meia-noite desta quarta-feira no site oficial da Volta (www.volta-portugal.pt). Na véspera (22 horas) cumpre-se a tradição com o “Concerto da Volta”, com Carolina Deslanes a atuar na Praça Velha.
Em termos desportivos, a Volta conta com a participação de 17 equipas (9 portuguesas, 5 espanholas, 1 austríaca, 1 mexicana e 1 americana), num total de 119 corredores, entre eles o suíço Colin Stussi (Team Vorarlberg), vencedor da edição 2023. A prova termina em Viseu no dia 4 de agosto com um contrarrelógio individual de 26,4 quilómetros.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply