O Desportivo de Gouveia perdeu pela segunda vez no Distrital da Iª Divisão da AF Guarda. Aconteceu no último domingo, em Vila Nova de Tazem, no dérbi do concelho serrano, na 20ª jornada do campeonato. A derrota não afeta o líder da prova, que pode sagrar-se campeão já no próximo fim de semana.
O Gouveia tinha uma tarefa complicada no Estádio D. Aurélia Moura, numa partida que começou equilibrada, com as duas equipas a não arriscar e a jogar com cautelas. No entanto, a formação local foi assumindo o controlo do jogo e conseguiu marcar aos 40’, por João Carlos, saindo para o intervalo a vencer. A vantagem do Vilanovenses (5º classificado) permaneceu no segundo tempo, apesar de algumas oportunidades do Desportivo, que correu atrás do prejuízo, mas, desta vez, não teve arte nem engenho para vencer. Nos restantes jogos, o Sporting Celoricense (2º) concedeu um surpreendente empate caseiro (2-2) frente ao “lanterna vermelha” Paços da Serra (14º), enquanto o Figueirense (3º) venceu 2-0 na receção ao Sporting do Sabugal (9º).
Também o Fornos de Algodres (4º) empatou 3-3 em casa com o Sporting da Mêda (12º) e o São Romão (10º) recebeu e venceu o Foz Côa (8º) por 2-1. No domingo, o Vila Cortês do Mondego (6º) perdeu 2-1 em Trancoso (11º) e o Aguiar da Beira (7º) foi ganhar 3-0 a Manteigas (13º). O Gouveia comanda com 50 pontos, mais 14 que o Celoricense. Figueirense e Fornos de Algodres são terceiro e quarto classificados, ambos com 34 pontos, e o Vilanovenses é quinto com 32. No fundo da tabela, Manteigas (12 pontos) e Paços da Serra (7), penúltimo e último, respetivamente, não descolam e parecem ter o destino traçado, uma vez que o antepenúltimo Sp. Mêda, com 22 pontos, está inalcançável.
Faltam disputar seis jornadas e a próxima, agendada para este domingo, vai ter um jogo grande entre o Gouveia e o Figueirense. As outras partidas são Foz Côa-Celoricense, Sabugal-Fornos, Aguiar da Beira-Vilanovenses, Vila Cortês-Manteigas, Mêda-São Romão e Paços da Serra-Trancoso.