Com o Distrital da Iª Divisão a encaminhar-se para o fim e atribuído o título ao Desportivo de Gouveia, é a luta pelo segundo lugar – de acesso à Taça de Portugal – que está a animar a prova.
Quando falta jogar duas jornadas, Vila Cortês do Mondego e Vilanovenses são os protagonistas desta disputa contando apenas um ponto a separar as duas equipas. No último domingo, na 24ª jornada, a formação do concelho da Guarda foi ganhar 2-1 a Vila Franca das Naves (12º e antepenúltimo classificado) e somou 48 pontos na segunda posição. Já o conjunto de Vila Nova de Tazem (Gouveia) recebeu e derrotou o São Romão (10º) por 3-0, alcançando 47 pontos no terceiro lugar. As duas equipas vão ser postas à prova na próxima jornada, uma vez que o Vila Cortês defronta o Guarda FC no dérbi do concelho e o Vilanovenses joga em Aguiar da Beira.
Nos restantes jogos, o campeão Gouveia foi ganhar 3-0 a Freixo de Numão (14º), o Trancoso (4º) empatou a zero na visita ao Guarda FC (5º) e o Sporting do Sabugal (6º) concedeu uma igualdade a duas bolas na receção ao Foz Côa (7º). O Fornos de Algodres (11º) derrotou em casa o Aguiar da Beira (9º) por 2-0 e o Sporting Celoricense (8º) foi ganhar 3-1 ao reduto do Estrela de Almeida (13º). Com o Freixo de Numão já despromovido, falta conhecer a segunda equipa que vai regressar à IIª Divisão. Um destino ao qual querem escapar o antepenúltimo Vila Franca e o penúltimo Almeida, ambos com 20 pontos, e que no domingo defrontam o Foz Côa e o Trancoso, respectivamente.
Entretanto já são conhecidos os finalistas da Taça Distrital da IIª Divisão. São eles o Sp. Mêda e o Figueirense, que têm encontro marcado este domingo (16 horas), em Vila Franca das Naves. Nas meias-finais, os medenses derrotaram o Paços da Serra por 3-1 e os figueirenses golearam o Manteigas por 4-0.