Desporto

Trancoso e Guarda Desportiva consolidam liderança no Distrital da Guarda

13b
Escrito por Jornal O INTERIOR

Conselho de Disciplina da AF Guarda puniu Telmo Lopes e Diogo Carvalho, ambos do Vila Franca das Naves, com 30 e 18 meses de suspensão, respetivamente, no caso da agressão ao árbitro Cláudio Durães

O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Guarda (AFG) teve mão pesada com os jogadores da Associação Cultural e Desportiva de Vila Franca das Naves que agrediram o árbitro Cláudio Durães no jogo com o Gouveia, na 10ª jornada do Campeonato Distrital de seniores.
Telmo Lopes foi punido com 30 meses de suspensão – ou seja, dois anos e meio – e Diogo Carvalho não poderá jogar durante 18 meses – ano e meio. A decisão foi tomada na quarta-feira, tendo ainda sido determinado a derrota por 3-0 da equipa do concelho de Trancoso na referida partida e a subtração de dois pontos na classificação geral do campeonato. O Vila Franca terá também de pagar uma multa de 510 euros e cumprir dois jogos de interdição do seu campo. O Conselho de Disciplina aplicou igualmente a suspensão por 15 dias o treinador José Pinto, que terá de pagar uma multa de 25,50 euros.
Na véspera, a direção da AFG tinha deliberou a «obrigatoriedade de policiamento» nas últimas quatro jornadas do campeonato, bem como nas meias-finais, final e jogo do terceiro e quarto lugar. A medida foi justificada com «as classificações dos clubes e as fases das competições», lê-se num comunicado enviado a O INTERIOR. Quanto à agressão a Claúdio Durães no dia 30, a AFG deliberou repudiar «esta brutal e ignóbil agressão» e recomendar ao Conselho de Disciplina que exerça «de forma contundente o exercício do seu poder disciplinar, de modo a que a sua decisão seja justa e adequada e desmotivadora de futuros atos de igual índole».
Em termos desportivos, o campeonato prosseguiu na quinta-feira. Na série A, o dérbi do concelho de Foz Côa terminou com um empate a uma bola entre o Foz Côa e o Freixo de Numão, o mesmo resultado com que acabou o Aguiar da Beira-Gouveia. Já o Fornos de Algodres recebeu e venceu o Vila Franca das Naves por 3-0, tendo folgado o Trancoso. Na série B, o Sp. Celoricense ganhou 3-0 ao Estrela de Almeida e o Guarda Desportiva derrotou o Sp. Sabugal por 5-2, enquanto o Pinhelenses venceu 3-2 na receção ao Casal de Cinza e o Guarda FC perdeu 1-0 no Soito.
No domingo disputou-se a 12ª jornada, que consolidou a liderança do Trancoso e do Guarda Desportiva. Na série A, o líder foi ganhar 2-1 a Freixo de Numão, o Vila Franca venceu o Foz Côa por 2-0 e o Gouveia derrotou o Fornos de Algodres por 1-0, tendo folgado o Aguiar da Beira. Na série B, o Guarda Desportiva foi vencer 4-1 a Casal de Cinza e o Celoricense recebeu e derrotou o Soito por 1-0. Nos restantes jogos, o Sp. Sabugal foi surpreendido em casa pelo Estrela de Almeida, que ganhou 3-1, e o Guarda FC concedeu um empate (1-1) na receção ao Pinhelenses. A fase de grupos está a chegar ao fim, faltando disputar duas jornadas, agendadas para esta quinta-feira e domingo. Seguir-se-á um “play-off” entre os quatro primeiros classificados de cada série – a um só jogo, em casa do melhor classificado. A final irá apurar o campeão distrital desta época e as outras duas equipas que irão participar na próxima edição da Taça de Portugal.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply