Desporto

Sp. Covilhã no purgatório da IIª Liga

Sp. Covilhã
Escrito por Efigénia Marques

O Sp. Covilhã assegurou a presença no “play-off” de manutenção na IIª Liga ao vencer pela margem mínima (1-0) no terreno do Estrela da Amadora, no último domingo, na 34ª e última jornada do campeonato. Os serranos vão defrontar o Alverca, que derrotou o União de Leiria por 2-1 no “play-off” da Liga 3 – a primeira mão tinha-se saldado num empate a uma bola.
Os covilhanenses só dependiam de si para jogar o “play-off” e entraram em campo com o objetivo de marcar e de conquistar os três pontos, uma vez que uma vitória do Varzim atirava os “leões da serra” para a despromoção direta. Por isso, o Covilhã cedo ameaçou o último reduto do Estrela, tendo criado a primeira grande ocasião aos 25’, quando o central André apareceu bem na área, mas cabeceou ao lado. Aos 32’, foi Tembeng a atirar para boa defesa de Nuno Hidalgo e, na recarga, rematou por cima. Desinspirado, o Amadora mexeu na equipa aos 36’ e substituiu Michel por Tipote para dar mais dinâmica ao ataque, mas sem efeitos imediatos.
Já os visitantes foram obrigados a arriscar mais fruto do primeiro golo do Varzim no outro encontro, que deixou o Covilhã em zona de despromoção direta. Essa pressão resultou no início do segundo tempo, aos 48’, quandoo central Hélitão cabeceou certeiro na sequência de uma bola parada e inaugurou o marcador. O golo recolocou os comandados de Leonel Pontes no “play-off” e despertou os “tricolores” para a partida. A partir daí, os serranos remeteram-se à defesa para salvaguardar a margem tangencial conseguida e conseguiram-no também graças a um adversário pouco assertivo na finalização. Até ao apito final não houve jogadas de destaque, numa segunda parte muito faltosa, com 11 cartões amarelos.
O Sp. Covilhã termina a IIª Liga no 16º lugar, com 36 pontos, a pior classificação da última década. Os jogos do “play-off” com o Alverca estão agendados para 21 e 28 de maio.

_________________________________________________________________________

Ficha de jogo:

Estádio José Gomes, na Amadora

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Árbitros assistentes: Tiago Costa e Luciano Maia

________________________________________________________________________

Estrela da Amadora – 0

Nuno Hidalgo, Miguel Lopes (Paulinho, 77’), André Duarte, Anthony Correia, Sérgio Conceição, Aloísio, Chapi (Schutte, 61’), Afonso Figueiredo, Salomão (Reko, 61’), Michel (Tipote, 36’) e Fabrício

Treinador: Ricardo Chéu

Sp. Covilhã – 1

Léo Navacchio, Arnold, André, Héliton, Lucas Barros, Gilberto, Tembeng, Jean Felipe (Fabrice Tamba, 75’), Rui Gomes (Jorge Vilela, 66’), Felipe Dini (Camilo, 75’) e Kukula (Jaime, 87’)

Treinador: Leonel Pontes

_________________________________________________________________________

Golos: Hélitão (48’)

_________________________________________________________________________

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas Barros (42’), Miguel Lopes (46’), Chapi (48’), Rui Gomes (53’), Gilberto (61’), Tipote (64’), Reko (89’), Afonso Figueiredo (90’), Fabrice Tamba (90’+3’), Camilo (90’+5’) e Anthony Correia (90’+6’).

 

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply