O Sp. Covilhã continua no fundo da tabela da IIª Liga após registar novo empate, o nono da época e o terceiro consecutivo, na receção ao Vilafranquense no domingo em jogo da 20ª jornada. Os comandados de Leonel Pontes permanecem na 15ª posição da classificação, com 18 pontos, mais um que o Farense, que ocupa o lugar do “play-off” de despromoção e tem um jogo a menos.
Os visitantes entraram na partida praticamente a ganhar, com o golo marcado no primeiro minuto por Belkheir, jogador que faturou no terceiro jogo consecutivo e igualou Nené na lista de melhor marcador dos ribatejanos. Refeitos do golo madrugador, os “leões da serra” foram reagindo e conseguiram aproximar-se da baliza adversária de bola parada. Vilela, na sequência de um canto, ameaçou, sem sucesso, depois foi Jô a errar a pontaria, mas, aos 29’, os serranos chegaram mesmo à igualdade. Lucas Barros cobrou um livre na esquerda, cruzou para a área e o possante central Helitão marcou de cabeça.
O Vilafranquense respondeu por Léo Bahia, mas sem consequências. Já os locais continuaram a pressionar e a criar perigo antes do intervalo, num remate de longe de Tenbeng que obrigou a defesa apertada de Facchini. No segundo tempo, os ribatejanos mexeram no onze, mas foram os covilhanenses que cresceram e foram mais ofensivos para chegar à vantagem. Primeiro Samu atirou a rasar o poste, depois Jô, aos 54’ e 56’, obrigou à intervenção do guardião visitante. Dois minutos depois, Facchini defendeu para canto a investida de Lucas Barros.
Na outra área, Léo Navacchio defendeu sem problemas um remate forte de Ceitil aos 71’ e já nos descontos Nené também tentou o golo, mas sem eficácia, pelo que o marcador não sofreu alterações até ao apito final. Esta quarta-feira, o Covilhã joga em Vila do Conde com o Rio Ave, quarto classificado, a partida em atraso relativa à 16ª jornada.
Ficha de jogo
Estádio Santos Pinto, Covilhã
Árbitro: Cláudio Pereira (AF Aveiro)
Árbitros assistentes: Nuno Eiras e Hugo Marques
Sp. Covilhã – 1
Léo Navacchio, Tiago Moreira, André Almeida, Helitão, Lucas Barros, Tembeng (Perea, 75’), Jorge Vilela (Ryan Teague, 87’), Ahmed Isaiah (Jorginho, 64’), Rui Gomes (Gilberto, 75’), Samu (Diogo Almeida, 64’) e Jô
Treinador: Leonel Pontes
Vilafranquense – 1
Adriano Facchini, Prince Mendy, Marcos Valente, Gabriel Pereira, Edu Machado, Leonardo (Lumeka, 46’), Idrissa Dioh (Jaquité, 60’), Leo Bahia, Belkheir (Mike Moura, 66’), Ença Fati (Nené, 46’) e Nuno Rodrigues (Ceitil, 60’)
Treinador: Filipe Gouveia
Golos: Belkheir (1’) e Helitão (29’)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nené (70’), Jorge Vilela (80’) e Ceitil (85’).