Acabou a “maldição” do Santos Pinto. No sábado, o Sporting da Covilhã venceu pela primeira vez em casa esta época ao derrotar o Tondela por 1-0. Foi preciso esperar pela 20ª jornada da IIª Liga para quebrar o “enguiço” que atormentava os serranos, que, após seis meses de jejum de vitórias, venceram o segundo jogo consecutivo. Contudo, os comandados de Alex Tavares permanecem no último lugar, com 14 pontos.
A partida começou com os tondelenses a dominar e a criarem as melhores ocasiões para marcar, mas sem eficácia. Aos 10’, o remate de Pedro Augusto, de fora da área, saiu ao lado da baliza dos locais e, aos 17’, Ruben Fonseca recuperou a bola junto à linha e obrigou Bruno Bolas a aplicar-se para evitar o golo. O Covilhã conseguiu equilibrar o jogo a meio do primeiro tempo e também protagonizou algumas incursões ofensivas, com Shinga, Gilberto e Lucão a tentarem a sorte, sem, contudo, acertarem no alvo.
A segunda parte continuou equilibrada e jogada taco-a-taco, mas com domínio “consentido” do Tondela, uma vez que os “leões da Serra” entregaram o jogo ao adversário na expetativa de aproveitar um erro dos visitantes ou um contra-ataque. Foi o que aconteceu aos 55’, quando Manuel Hernando derrubou o irrequieto Aponza na área, na sequência de um cruzamento de Fatai. O árbitro não teve dúvidas em assinalar grande penalidade que o “capitão” Gilberto converteu. Inaugurado o marcador, os covilhanenses subiram de rendimento e podiam ter aumentado a contagem aos 88’, contudo, Kukula, isolado, optou por fintar em vez de rematar e acabou por ver o cartão amarelo por simular uma falta.
Apesar da vitória, o Sp. Covilhã continua último classificado porque o Trofense também venceu. As duas equipas estão separadas por dois pontos, mas ficaram mais perto da BSAD e do Mafra, derrotados na segunda-feira no fecho da jornada. Este sábado, o adversário dos serranos é o Penafiel.
___________________________________________________________________
Ficha de jogo:
Estádio Santos Pinto, na Covilhã
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal)
Árbitros assistentes: André Narciso (AF Setúbal)
___________________________________________________________________
Sp. Covilhã- 1
Bruno Bolas, Jaime Simões, Ângelo Meneses, Lucão, Diogo Rodrigues, Zimbabwe, Gilberto (Diogo Cornélio, 90’+04’), Lucho Vega (Zé Tiago, 82’), Shinga, Fatai e Aponza (Kukula, 82’))
Treinador: Alex Costa
Tondela – 0
Niasse, Manuel Hernando (Tiago, 65’), Marcelo Alves, Ricardo Alves, Jota (Daniel dos Anjos, 65’), Bebeto, Khacef, Pedro Augusto, Rafael Barbosa (Cuba, 80’), Ruben Fonseca e Strkalj (Fajardo, 89’)
Treinador: Tozé Marreco
___________________________________________________________________
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Jota (13’), Lucho Vega (18’), Khacef (22’), Manuel Hernando (54’), Ricardo Alves (54’), Aponza (78’), Kukula (88’).
Golos: Gilberto (55’, g. p.)