Desporto

Sp. Covilhã cai para zona perigosa na IIª Liga

Sp. Covilhã
Escrito por Efigénia Marques

Falta de eficácia frente ao Leixões atira comandados de Leonel Pontes para a zona do “play-off” de manutenção a três jornadas do fim do campeonato

O Sporting da Covilhã complicou as contas na IIª Liga ao conceder um empate a uma bola na receção ao Leixões, no domingo, na 31ª jornada. Os serranos regressaram ao 16º e antepenúltimo lugar, que dá acesso ao “play-off” pela manutenção, tendo sido ultrapassados pelo Trofense, que venceu o Varzim.
A equipa de Matosinhos entrou melhor na partida e criou a primeira ocasião aos 3’, com Léo Navacchio a negar o golo a Zag com defesa vistosa após cruzamento de Wendel. Após o susto inicial, os locais, que precisavam de ganhar para alcançar a tranquilidade na classificação, foram conseguindo retomar o controlo das operações, aproximando-se da baliza adversária através de muitos cruzamentos e bolas paradas. Aos 5’, Rui Gomes atirou às malhas laterais, e pouco depois foi Dini, numa jogada de insistência, que rematou ao lado, enquanto Jean Felipe tentou a sorte em zona frontal e Kukula, de cabeça, falhou o alvo.
A pressão surtiu efeito aos 37’, quando Rui Gomes inaugurou o marcador com um remate certeiro na sequência de um cruzamento de Tiago Moreira. Os covilhanenses foram para o intervalo a vencer e a dominar, mas permitiu o empate pouco depois do início do segundo tempo. O recém-entrado João Oliveira aproveitou a lentidão da defesa covilhanense para repor a igualdade aos 50’, servido por Kiki. Kukula respondeu, mas Beaunardeu resolveu e, aos 65’, os serranos reclamaram grande penalidade sobre Rui Gomes, o mais inconformado jogador do Covilhã, mas o árbitro mandou seguir.
O Leixões reagiu por Zag, que, aos 73’, obrigou Léo Navacchio a desviar por cima da barra, enquanto Rui Gomes voltou a criar perigo, mas o remate cruzado rasou o poste. Pouco depois, foi Helitão a falhar o alvo. Já nos descontos, a passe de Kukula, Samu só tinha de encostar para dar a vitória à equipa de Leonel Pontes, mas desperdiçou a ocasião flagrante. O Covilhã viaja até à Póvoa do Varzim no sábado (19h15), na antepenúltima jornada da IIª Liga, para defrontar um adversário direto na luta pela manutenção.

_________________________________________________________________________

Ficha de jogo:

Estádio Santos Pinto, na Covilhã

Árbitro: Luís Godinho (AF Évora)

Árbitros assistentes: Rui Teixeira e Valter Rufo

________________________________________________________________________

Sp. Covilhã– 1

Léo Navacchio, Tiago Moreira (Camilo, 64’), André Almeida, Helitão, Lucas Barros (Fabrice Tamba, 86’), Tembeng, Gilberto, Jean Felipe (Arnold, 86’), Rui Gomes, Felipe Dini (Samu, 64’) e Kukula

Treinador: Leonel Pontes

Leixões – 1

Beaunardeu, João Meira, Léo Bolgado, Ricardo Teixeira, Fabinho (Bem Hassan, 85’) Zag, Coronas (João Oliveira, 50’), Seck, Kiki (João Amorim, 75’), Morim (Thalis, 75’) e Wendel (Luan Matins, 92’)

Treinador: José Mota

_________________________________________________________________________

Golos: Rui Gomes (37’) e João Oliveira (50’)

_________________________________________________________________________

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Fabinho (44’), Kiki (59’), Samu (67’), Kukula (81’), João Amorim (82’), Tembeng (90’+1’) e Zag (90’+4’).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply