Desporto

Rui Coelho foi o melhor português nos 35 quilómetros marcha

Rui Coelho
Escrito por Efigénia Marques

O senense Rui Coelho foi 39º e o melhor português na prova dos 35 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, que terminaram no domingo em Eugene (Estados Unidos).
O atleta do Benfica (ex-Centro de Atletismo de Seia) foi penúltimo com o tempo de 2h44m55s, a sua melhor marca do ano na distância. Mesmo assim, Rui Coelho ficou longe do seu recorde pessoal (2h36m00s) e da marca de qualificação para os Europeus, que é de 2h35m30s. A corrida teve um inusitado número de desistências e desqualificações, tendo apenas 40 atletas chegado ao fim. «Vim para fazer recorde pessoal, era essa a ambição. Nunca me senti confortável, mas não desisti desse objetivo e mantive-me o máximo que pude na luta pela marca de apuramento direto para os campeonatos da Europa. Senti algumas dores abdominais, tive de abrandar e só aos 30, 32 quilómetros consegui reagir, terminar forte e ter um parcial que não foi muito mau», declarou no final Rui Coelho, que é militar da GNR no posto de Seia.
Menos sorte teve João Vieira, quinto nos 50 kms dos Jogos Olímpicos de Tóquio e vice-campeão mundial em Doha-2019, que desistiu aos 17 quilómetros. O primeiro campeão do mundo dos 35 quilómetros é o italiano Massimo Stano, medalha de ouro em Tóquio’2020 nos 20 quilómetros, em 2h23m14s.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply