O desporto é uma das atividades mais populares do mundo. Seja qual for a modalidade, move paixões. É incluso global e faz parte de um setor que une e transborda espírito competitivo. Por outro lado, é também uma das áreas mais procuradas no online.
Em simultâneo com portais de informações desportivas especializados, também websites de apostas desportivas, como a Betano, cresceram consideravelmente nos últimos anos. Neles, os utilizadores podem apostar não só no resultado dos jogos e torneios, mas também ao vivo consoante o evento. Os desportos incluídos vão desde os mais tradicionais como futebol, ténis e Basquetebol da NBA, até aos mais específicos, como snooker e dardos, por exemplo.
Essa exposição imediata faz com que os fãs acompanhem as suas modalidades preferidas em qualquer ponto do mundo, bastando um acesso à internet.
Nesse sentido, a lista de desportos que se segue é a prova que essa é efetivamente uma das áreas com mais projeção na sociedade.
Os 7 desportos mais populares no mundo
1. Futebol
O futebol é atualmente o desporto mais popular do mundo. Estima-se que mais da metade da população mundial segue a modalidade. A origem do futebol, mais arcaico, leva os historiadores até à China. Contudo, já no século II, romanos, gregos e japoneses deram sinais de serem considerados como os primeiros jogadores da história.
No entanto, a modalidade, tal como é conhecida hoje em dia, começou a ser praticada na Inglaterra. Foi lá que começou a ganhar destaque e a espalhar-se pelo resto do mundo, tornando-se o mais popular na Europa e na América.
2. Críquete
Estima-se que a principal esfera de influência do críquete é no Reino Unido e nos países da Commonwealth. O local de nascimento do desporto foi a Inglaterra do século XVI, e apenas dois séculos mais tarde tornou-se a modalidade nacional do país.
O críquete é jogado por duas equipas de onze jogadores cada, e o objetivo é marcar o maior número de corridas possível. Um desporto que é esmagadoramente popular nas antigas colónias britânicas da Índia, Sri Lanka, Bangladesh, Paquistão e Austrália.
3. Ténis
O ténis é um dos desportos que tem uma esfera de influência global. De facto, não está centrado numa área específica do mundo, mas sim espalhado por todo o planeta. Acredita-se que as primeiras versões do desporto apareceram com os egípcios e foram posteriormente adaptadas pelos gregos e romanos.
No entanto, o ténis apareceu forte na França e, de lá, começou a espalhar-se para outros países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo.
4. Voleibol
A principal influência do voleibol de hoje vem da Europa Ocidental e da América do Norte. O desporto foi inventado em 1895, nos Estados Unidos, por William G. Morgan. Morgan foi inspirado por elementos do basquetebol, ténis, andebol e basebol.
5. Ténis de Mesa
O ténis de mesa (ou ping-pong) começou na Inglaterra do século XIX como uma versão em miniatura do ténis. Gradualmente, porém, foi-se separando do desporto de raquete e tornou-se uma disciplina independente. Atualmente tem uma enorme área de influência em países como a Coreia do Sul, Suécia e China. Inclusive no Interior de Portugal, com campeonatos locais.
6. Basquetebol
O basquetebol foi inventado em 1891 por James Naismith, no estado de Massachusetts (EUA). Na realidade, criou-o como uma alternativa ao futebol, pois podia ser jogado em casa e tinha menos hipóteses de lesões para os jogadores.
Desde então, tem ganho uma enorme notoriedade, com a NBA à cabeça, onde a loucura americana gera milhões e atrai inúmeros fãs.
7. Basebol
O basebol tem um maior nível de popularidade em lugares como os Estados Unidos, Japão e alguns países das Caraíbas.
Cada jogo é disputado por duas equipas de nove jogadores cada, que devem tentar marcar o máximo de pontos possíveis. Diferentes versões do desporto foram jogadas nos Estados Unidos até adquirir um estatuto semelhante ao de hoje.
Com efeito, além dos enumerados, desportos como o rugby, o golf ou os que exigem contacto físico não podem ser esquecidos. Eles também têm a sua quota de popularidade e, tal como os referidos, movem paixões e emoções.
Em suma, esta diversidade e riqueza desportiva mostra que o ser humano foi bastante engenhoso no que toca a momentos de recreação. Provando que, de um simples gesto é possível criar um desporto com regras e que obriga a diversas estratégias para ganhar