Desporto

Penafiel empata Sp. Covilhã

Sp. Covilhã
Escrito por Efigénia Marques

Covilhanenses voltaram a mostrar qualidade e organização, tendo sido premiados com divisão de pontos em Penafiel

O Sporting da Covilhã empatou 1-1 na visita ao Penafiel, no sábado, na 21ª jornada da IIª Liga, e atrasou-se nas contas da permanência, uma vez que o Trofense, penúltimo, ganhou e voltou a distanciar-se do “lanterna vermelha”, agora a quatro pontos. Mesmo assim não deixa de ser um resultado favorável para os comandados de Alex Costa, que não perdem há quatro jornadas.
O Penafiel entrou a dominar e foi claramente superior na primeira parte, perante um adversário que apostou na defesa e fechou todos os caminhos para a sua baliza. Só aos 29’ Vasco Braga conseguiu criar a primeira grande oportunidade de perigo, mas sem consequências. Pouco depois o Covilhã assumiu algum protagonismo e arriscou algumas investidas, também sem resultado. A dinâmica do jogo mudou na segunda parte, com os “leões da Serra” a ameaçarem a baliza da formação local logo aos 48’, num cabeceamento de Lucão travado por Caio Secco.
O aviso pareceu ter surtido efeito e, aos 53’, o Penafiel inaugurou o marcador por Fortes, que concluiu da melhor forma uma jogada de envolvimento coletivo, sob a “batuta” de Adriano Castanheira. Édi Semedo, de cabeça, falhou o segundo golo para os locais pouco depois. Em vantagem, os nortenhos ganharam confiança e começaram a conceder mais espaço e liberdade aos covilhanenses, que foram subindo no terreno e pressionaram cada vez mais o último reduto da formação da casa em busca da igualdade. O empate surgiu com alguma sorte, já que Traquina cruzou na direita, Aponza ainda tentou chegar à bola e o movimento terá enganado o guardião penafidelense, que nada pôde fazer para evitar o golo aos 84’.
Com o tempo regulamentar a encaminhar-se para o fim, o Penafiel voltou a assumir a iniciativa do jogo e, já nos descontos, Leandro Tipote poderia ter devolvido a vantagem aos comandados de Hélder Cristóvão, mas Bruno Bolas, com uma boa intervenção, segurou o empate. O Covilhã permanece no último lugar da IIª Liga, com 15 pontos, e no domingo tem tarefa complicada na receção ao Farense, terceiro classificado da IIª Liga.

___________________________________________________________________

Ficha de jogo:

Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel

Árbitro: Marcos Brazão (AF Algarve)

Árbitros assistentes: Pedro Sancho e Luís Viegas

___________________________________________________________________

Penafiel- 1

Caio Secco, Robinho (Rúben Freitas, 73’), Filipe Cardoso, João Miguel, Simãozinho, Reko, Vasco Braga, Mica (Rodrigo Valente, 86’), Édi Semedo (Leandro Tipote, 86’), Fábio Fortes (Roberto, 73’) e Adriano Castanheira (Lucas
Tagliapietra, 73’)
Treinador: Hélder Cristóvão

Sp. Covilhã – 1

Bruno Bolas, Ângelo Meneses, Jaime Simões (Nuno Rodrigues, 58’), Lucão, Traquina, Gilberto (Mársico, 78’), Zimbabwé, Lucho Vega, Shinga, Aponza (Adams, 90’+03’) e Fatai
Treinador: Alex Costa

___________________________________________________________________

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Robinho (44’) e Shinga (90’+03’).

Golos: Fábio Fortes (53’), Traquina (84’)

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply