Desporto

Nova derrota “atira” Sp. Covilhã para último da IIª Liga

Covilhã
Escrito por Efigénia Marques

Académico de Viseu venceu dérbi beirão com golo no último minuto dos descontos e complica a vida dos serranos

Ainda não foi desta que o Sporting da Covilhã, que estreou Alex Costa no comando técnico, venceu no Santos Pinto. No domingo, os serranos perderam 3-2 na receção ao Académico de Viseu, que carimbou a vitória já nos descontos e atirou os locais para o último lugar da IIª Liga.
As duas equipas iniciaram o jogo da oitava jornada separadas por um ponto e o equilíbrio foi a nota dominante nos primeiros minutos. Os viseenses foram, contudo, os primeiros a chegar à área contrária com perigo, mas Clóvis falhou o alvo e pouco depois Quizera fez São Bento desviar para canto. Na resposta, os locais esboçaram uma reação por Adams, de cabeça. A pressão ofensiva do Académico surtiu efeito aos 9’, quando Quizera converteu um livre. Mas dois minutos depois os “leões da serra” empataram num contra-ataque, com Beléa a isolar Diogo Rodrigues, que atrasou para o centro da área onde Zé Tiago atirou a contar para o fundo das redes.
O Viseu reagiu bem e subiu as linhas, tendo passado a jogar quase sempre no meio-campo adversário. Depois das ameaças de Toro, Clóvis e Yuri Araújo, os visitantes voltaram a marcar, já nos descontos. Quizera aproveitou um mau alívio dos covilhanenses e cruzou para Arthur Chaves, que aumentou a contagem perante a permissividade da defesa serrana. O Académico podia ter aumentado a contagem no início do segundo tempo, mas o cabeceamento “à queima” do ex-serrano André Almeida foi travado por São Bento. Quem marcou foram os serranos. Aos 48’, Beléa conduziu a bola pela direita, cruzou para a área, Nuno Rodrigues deu o toque para Zé Tiago e o médio do Covilhã “bisou” e repôs a igualdade no marcador.
Mais assertivos, os viseenses continuaram a pressionar até ao apito final. Aos 51’, Vítor São Bento voltou a negar o golo, desta vez a Arthur Chaves, e aos 68’ foi Jaime a compensar o guarda-redes do Covilhã e a impedir que Clóvis marcasse. Depois foi Messenguem a desperdiçar uma ocasião soberana ao acertar no ângulo entre o poste e a trave. Os visitantes acabaram por selar a vitória final aos 96’, graças ao oportuno Clóvis. Com este resultado, os covilhanenses, que não ganham há sete jornadas, caíram para o último lugar, com cinco pontos.

Alex Costa rende Leonel Pontes

O vimaranense Alex Costa é o novo treinador do Sporting da Covilhã, substituindo Leonel Pontes, demitido na semana depois da derrota na Taça de Portugal.
A sua última experiência profissional foi integrar a equipa técnica de Jaime Pacheco no Zamalek, do Egipto, na temporada 2020/2021. O treinador de 43 anos já tinha orientado as equipas B e sub-19 do Vitória de Guimarães, além do Académico de Viseu e do Felgueiras. Em março deste ano foi candidato à presidência do Vitória. Após a derrota com o Académico de Viseu, no último domingo, quatro dias depois de chegar à Covilhã, o novo treinador do Covilhã afirmou que o que falta à equipa é ganhar para «elevar os níveis» de confiança. «Ainda vamos muito no início. Obviamente que temos de começar a ganhar pontos o mais rapidamente possível, mas esta equipa está a precisar de uma vitória e tudo vai melhorar», realçou no final do jogo no Santos Pinto. «As minhas equipas praticam um futebol diferente, mas, para praticarmos o futebol que eu quero, vamos precisar de trabalhar e de tempo», acrescentou, afirmando que «são estes jogadores que nos vão ajudar a sair desta situação. Todos juntos vamos melhorar, porque eu acredito muito nos homens que tenho à minha disposição». Alex Costa sublinhou que o objetivo é subir na classificação e fazer «um campeonato tranquilo».

_______________________________________________________________________

Ficha de jogo:

Estádio Santos Pinto, na Covilhã

Árbitro: Marcos Brazão (AF Algarve)

Árbitros assistentes: Pedro Sancho, Luís Viegas

________________________________________________________________________

Sp. Covilhã- 2

Vítor São Bento, Diogo Rodrigues, Adams, Jaime, Jorginho, Seydine N’diaye, Gilberto, Zé Tiago, Nuno Rodrigues, Beléa (Dudu, 82’), Kukula (Aponza, 71’)

Treinador: Alex Costa

Ac. de Viseu – 3

Grill, Mesquita (Pana, 72’), André Almeida, Arthur Chaves, MIlioransa (Vítor Bruno, 84’), Nduwarugira, Messenguem, Toro (Ramirez, 72’), Yuri Araújo (Bandeira, 62’), Quizera, André Clóvis.

Treinador: Jorge Costa

________________________________________________________________________

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Toro (70’) e André Clóvis (90’+8’).

Golos: Quizera (9’), Zé Tiago (11’), Arthur Chaves (45’+1’), Zé Tiago (48’) e André Clóvis (90’+6’)

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply