Desporto

Nacional e Europeu de Motocrosse regressam às Lajes no final do mês a Fernão Joanes

Motocrosse
Escrito por Efigénia Marques

A elite nacional do motocrosse e alguns dos mais promissores pilotos europeus estão de regresso a Fernão Joanes, no concelho da Guarda, nos próximos dias 28 e 29.
No último fim de semana do mês, o Crossódromo das Lajes acolhe a penúltima etapa da zona sudoeste de apuramento para a final do Europeu de EMX65 e EMX85, que terá lugar em julho na República Checa. Desde 2013 que Fernão Joanes recebe esta prova, tendo sido reconhecida pelo oitavo ano consecutivo como uma das melhores do campeonato. Tal como nos últimos anos, a pista serrana vai também pontuar para Nacional com a penúltima prova de MX1, MX2 e Elites. Este ano o público está de regresso à pista das Lajes após dois anos de interregno e a organização, a cargo da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, espera receber cerca de 3.000 espetadores durante o fim de semana.
Carlos André Cruz, presidente da coletividade, garante que está tudo pronto para receber pilotos e público, que vai poder acompanhar as provas nos «vários ecrãs» espalhados pelo recinto. «A expetativa é que o público adira em massa. Estamos a preparar tudo, na envolvente e dentro do Crossódromo, para que as pessoas usufruam ao máximo do que é o espetáculo do motocrosse», destacou o dirigente. Na passada quinta-feira, estavam inscritos mais de 80 pilotos para o Europeu e cerca de 65 para o Nacional. Os treinos livres e cronometrados realizam-se durante o dia de sábado, a competição arranca pelas 15h30 de domingo, com as corridas do Europeu. A organização conta com o apoio do IPDJ, de patrocinadores e do município, cuja vereadora Diana Monteiro disse esperar que esta seja uma edição «que fique na história, que seja bombástica». Como gera «um grande retorno no concelho», é um evento que «tem que ser apoiado porque é quase um desafio para esta freguesia organizá-lo com uma logística que envolve centenas de pessoas, muitas delas voluntárias», sublinhou. O bilhete vai custar 5 euros.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply