Desporto

Mêda e Manteigas regressam à Iª Divisão

87073fe7 E3f7 49c7 8232 52d4709eb10c
Escrito por Efigénia Marques

O Sporting da Mêda (na foto) e a Desportiva de Manteigas garantiram, no domingo, o regresso à Iª Divisão da Associação de Futebol da Guarda.
Foi preciso esperar pela 18ª e última jornada da IIª Divisão para se conhecerem as equipas promovidas, já que Mêda, Vilar Formoso, Paços da Serra e Manteigas lutavam pelos dois lugares de acesso ao escalão principal do futebol distrital. Contudo, no dia das decisões, os medenses derrotaram em casa o Sporting Vilar Formoso por 1-0 e conquistaram o título com 31 pontos. Quem aproveitou a derrota da formação raiana foi o Manteigas, que foi ganhar 1-0 a Casal de Cinza, último classificado, e assegurou o segundo lugar do campeonato que dá acesso à Iª Divisão. Os serranos somaram 29 pontos, mais um que o Vilar Formoso e o Paços da Serra, que folgou e só poderia contar com um milagre para ser promovido. Já o Soito goleou o Figueirense por 4-1. Nesta jornada também folgou o Nespereira.
Na Iª Divisão, o líder Gouveia empatou 2-2 na visita ao Guarda FC na 22ª jornada e limitou os danos na deslocação à cidade mais alta frente ao quinto classificado. Os gouveenses contam agora 51 pontos, mais nove que o Vila Cortês do Mondego, que ocupa a segunda posição e foi ganhar 3-0 ao Sabugal (6º classificado). No domingo, o Vilanovenses derrotou em casa o Vila Franca das Naves (12º) por 2-1 e regressou ao terceiro lugar em igualdade pontual (41 pontos) com o Trancoso, que recebeu e venceu o Sporting Celoricense (9º) por 2-0. Nos restantes jogos, o Aguiar da Beira (8º) foi ganhar 3-1 a Almeida (13º) e o São Romão (10º) fez o mesmo em Freixo de Numão (14º e último) , mas por 1-0, registando-se um empate a uma bola entre o Fornos de Algodres (11º) e o Foz Côa (7º).
Com o título praticamente entregue ao Gouveia, Vila Cortês, Vilanovenses, Trancoso e Guarda FC têm quatro jornadas para lutar pelo segundo lugar. No fundo da tabela, o Freixo de Numão já está despromovido à IIª Divisão, mas após este domingo há seis equipas sob a ameaça de seguir o mesmo caminho. Aguiar Beira, Celoricense, São Romão, Fornos Algodres, Vila Franca Naves e Almeida estão no fio da navalha e estão proibidos de qualquer deslize para escapar ao penúltimo lugar da classificação.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply