Desporto

Manteigas pede demissão dos órgãos da AF Guarda

Escrito por Luís Martins

A polémica está instalada no Distrital da Iª Divisão após o Conselho de Justiça revogar a retirada de dois pontos ao clube serrano, que quer agora uma Assembleia-Geral extraordinária para debater «caso vergonhoso»

Jogou-se no domingo a 18ª jornada do Distrital da Iª Divisão da AF Guarda, mas foi fora de campo que aconteceu o facto mais marcante da semana.
O Conselho de Justiça da associação deu razão a um recurso da Desportiva de Manteigas sobre a deliberação do Conselho de Disciplina que, em dezembro, retirou dois pontos ao clube pela alegada utilização indevida do jogador André Barra em dois jogos por ter sido expulso, como treinador, num jogo de infantis. A reposição destes pontos foi divulgada pela direção manteiguense, liderada por Vítor Graça, na passada quarta-feira na página de Facebook do clube, onde se classifica o caso de «vergonhoso». O emblema serrano anuncia ainda que, «em prol da verdade desportiva», vai solicitar a marcação de uma Assembleia-Geral extraordinária da AFG para pedir a demissão de todos os seus órgãos. «Os vícios têm que ser retirados», justifica o Manteigas, que se interroga também sobre «quem foram os principais beneficiados com este castigo». Apanhado na tormenta, Amadeu Poço, presidente da AF Guarda, já manifestou solidariedade com o Conselho de Disciplina e adiantou que a convocação de uma AG extraordinária tem que ser solicitada por dois quintos dos clubes filiados.
Polémica à parte, o Figueirense somou no domingo a 16ª vitória e tem o título à vista a oito jornadas do fim. A equipa de Figueira de Castelo Rodrigo foi ganhar 4-0 ao terreno do Estrela Almeida (11º classificado) e somou 49 pontos, mais dez que o Manteigas, agora segundo da geral graças à reposição dos seis pontos retirados em dezembro e à vitória por 4-2 na receção ao Soito (13º e penúltimo). Nos restantes jogos, o Aguiar da Beira (3º) foi empatar 3-3 em Gouveia (6º) e o Vila Cortês do Mondego (4º) foi surpreendido em casa pelo São Romão (9º), que venceu 2-1. Já o Sp. Celoricense (5º) empatou 2-2 no Sabugal com o Sporting local (14º), o Fornos de Algodres (8º) venceu 2-1 na receção ao Sp. Vilar Formoso (12º) e o encontro Trancoso-Vilanovenses terminou com uma igualdade a uma bola.
Para este fim de semana estão agendados os jogos Figueirense-Gouveia, Vilar Formoso-Manteigas, Aguiar da Beira-Vila Cortês, Celoricense-Trancoso, Vilanovenses-Fornos, São Romão-Sabugal e Soito-Estrela Almeida.

Foz Côa a três pontos do líder Vila Franca

A vitória do Foz Côa sobre o líder Vila Franca das Naves na 12ª jornada relançou a luta pelo título na IIª Divisão.
Os fozcoenses venceram 1-0 na receção aos vilafranquenses e estão agora a apenas três pontos do primeiro classificado, que conta 25. À espreita por um lugar de subida está também o Freixo de Numão (3º), que foi ganhar 2-0 ao campo da ADC Castelos (8º). Na 12ª jornada o Paços da Serra (4º) derrotou em casa o Guarda Desportiva (6º) por 4-1 e o Pala (7º) foi ganhar 3-0 a Casal de Cinza, último classificado, tendo folgado o Nespereira (5º). Este domingo faltarão seis jornadas para o fim da prova e há dois jogos importantes: Vila Franca-Paços da Serra e Freixo-Foz Côa. Para a 13ª jornada jogarão ainda Pala-ADC Castelos e Nespereira-Casal Cinza. Folga o Guarda Desportiva.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply