Rui Teixeira, da Escola de Atletismo de Coimbra (EAC), e Rita Figueiredo, do Grupo Desportivo do Estreito – Madeira (GDE), venceram no domingo a 1ª São Silvestre da Guarda. A corrida foi organizada pelo município em parceria com a Associação de Atletismo e o centro comercial La Vie.
A prova, que se realizou em simultâneo com o 46º Grande Prémio de Atletismo, contou com mais de 800 participantes de vários pontos do país, nos vários escalões, incluindo alguns nomes importantes da modalidade (meio-fundo e fundo) a nível nacional. As corridas decorreram no centro da cidade, com partida e chegada na Avenida dos Bombeiros Egitanienses, e foram presenciadas por centenas de pessoas que aproveitaram para visitar o evento “Guarda- Cidade Natal” na Praça Luís de Camões. Na prova masculina, o vencedor, Rui Teixeira (EAC), percorreu os de 9.000 metros em 27m57s, menos 12 segundos que João Pais, do Centro de Atletismo de Seia (CAS), segundo classificado. A fechar o pódio, em 28m24s, ficou Ricardo Pereira (EV-Peraltafil).
Em femininos, Rita Figueiredo (GDE) cortou a meta em 31m45s, enquanto Carla Martinho (Recreio de Águeda) foi segunda em 32m21s e no terceiro lugar ficou Emília Pisoeiro (individual) com a marca de 32m36s. Em veteranos M40 venceu Rui Teixeira (EA Coimbra) e em M50 ganhou o guardense Paulo Gomes (GDC de Guilhovai) em 30m37s. Em veteranos femininos a vitória foi para Carla Martinho (RD Águeda) com o tempo de 32m21s. Em declarações a O INTERIOR, Rui Teixeira, vencedor absoluto, disse que, «sendo a primeira edição, vou ficar na história desta prova. Vencer na cidade da Guarda é especial porque também ganhei aqui, há uns anos, a meia-maratona». O atleta elogiou a corrida e a organização: «Está aqui um ambiente espetacular com a iluminação de Natal, muita gente a participar nas corridas e muito público a apoiar os atletas ao longo de todo o percurso. Foi uma excelente ideia da autarquia realizar uma São Silvestre, como acontece um pouco por todo o país. De certeza que vou cá voltar», garantiu.
Para Rita Figueiredo, «a Guarda merece ter uma corrida de São Silvestre. A minha mãe é da Guarda e conheço bem a cidade», tendo acrescentado que gostou do percurso «com um ambiente fantástico, com muita gente e uma organização muito bem-sucedida». Pela Associação de Atletismo da Guarda, o diretor técnico regional, António Fragoso, considerou ter sido «excelente ter uma São Silvestre na Guarda com muitos atletas para uma “boa montra” no atletismo nacional. Desde a primeira hora que aceitámos o desafio e vimos logo que seria uma excelente oportunidade para trazer bons atletas à Guarda». Ainda assim, o responsável lamentou que nas provas dos mais novos a participação «não tenha sido numerosa», sendo, por isso, necessário «continuar a trabalhar para inverter a situação».
O vereador da Câmara da Guarda com o pelouro do Desporto, Rui Melo, salientou, por sua vez, que «a corrida tem futuro, tratando-se da São Silvestre realizada a maior altitude no país. Este foi o primeiro passo e a partir daqui não podemos parar, queremos continuar a realizar esta prova todos os anos por esta altura no centro da cidade». Esta primeira edição da São Silvestre da Guarda teve como “madrinha” a antiga atleta olímpica e campeã da Europa, Jéssica Augusto.
Mais de 700 participantes na primeira São Silvestre da Guarda
Rui Teixeira, da Escola de Atletismo de Coimbra, e Rita Figueiredo, do Grupo Desportivo do Estreito (Madeira), foram os vencedores da corrida principal